terça-feira, 14 de junho de 2011

Nostradomics

Economista que previu a crise mundial defende reestruturação da dívida grega”. Como eu gosto destes títulos. Aparentemente, nada credibiliza um economista junto da comunicação social como a sua nostradâmica capacidade de prever crises financeiras, designadamente a de 2008. Ora, tendo isso em conta, vou aqui afirmar a minha candidatura ao estatuto de futuro guru da política económica com a seguinte previsão:

A crise financeira de 2008-09 foi apenas o primeiro momento de colapso num período mais longo de alternância entre estagnação e recessão. Seguir-se-á um novo colapso generalizado em 2013, que desta feita será despoletado pelo default da dívida soberana das periferias europeias. Devido às exposições cruzadas, o efeito de dominó conduzirá à insolvência e colapso do sistema bancário europeu e à dissolução do Euro - e o efeito persistente sobre a confiança dos investidores instalará uma situação de armadilha da liquidez “à japonesa” que durará pelo menos dez anos. Esta estagnação afectará principalmente a Europa, mas estender-se-á também aos Estados Unidos, cujo declínio como potência hegemónica contribuirá para acelerar. As consequências sociais na Europa e Estados Unidos serão graves e não deixarão de provocar convulsões políticas significativas.

Claro que os mais cínicos poderão objectar que, entre projectar o prolongamento de tendências óbvias, afirmar a tendência intrínseca do capitalismo financeirizado para a ocorrência de crises e declarar generalidades, esta previsão talvez não seja assim muito arriscada - e claro que se as coisas não correrem exactamente assim, posso sempre esperar que ninguém se lembre que escrevi estas linhas. Já se tiver acertado, não me esquecerei de vo-lo recordar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Seria bom que pelo menos a esquerda soubesse como funciona o sistema monetário moderno.

Ficaria com uma boa vantagem sobre a direita.

Esse Roubin não sabe e por isso *as vezes acerta outras não.

Leiam a General Theory de Keynes e os blogs sobre MMT.

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

é um critério tão subjectivo como qualquer outro

seria bom que alguém soubesse como é que o sistema da era global funciona

mas é muy novinho pra ter uma perspective holística

João Carlos Graça disse...

Caro Alexandre
"Road to prediction"... Para o Karl Popper, não esquecer, a capacidade para enunciar predições é a condição definidora da própria cientificidade (não sei sei isso diz algo sobretudo acerca da cientificidade ou acerca do Popper, claro, mas deixemo-lo agora...)
Em todo o caso, prometo ficar atento ao desenrolar dos acontecimentos e compará-los com a sua predição, fique descansado.
Auguri...

Paulo Pereira disse...

A economia é um sistema fortemente realimentado, mas não é magia negra.

O dinheiro, por definição, não se esfuma, muda é de mãos ou de bolsos ou de conta para conta.

A variável principal a ter em conta é a propensão para a poupança, qua aumenta em situação de crise económica, politica ou social.

E contráriamente ao mito , o que move a economia é o consumo, não é poupança.