quinta-feira, 25 de março de 2021

Quando tudo se compra e vende...


As irresponsabilidades do governo em relação à EDP não podem ser desligadas de um ciclo de privatizações cada vez mais danoso para a autoridade de um Estado democrático: as raízes da grande corrupção estão aqui. 

Este velho Estado criou e geriu com sucesso esta e outras empresas, dos CTT à ANA, até ter decidido, por pressão interna e externa, privatizá-las, transformando-as em governos privados controlados por estrangeiros ou por gente que se comporta como se não fosse deste país, desligados de qualquer projecto para o povo que aqui vive. Esta lógica contamina por sua vez o poder público dominante, apesar de haver quem resista.

Os neoliberais que andam por aí na comunicação social a suspirar por Passos Coelho não têm qualquer autoridade ético-política neste e noutros casos, até porque fingem que a propriedade não conta para a autoridade do Estado. Hoje, temos todos a obrigação de saber que a propriedade pública de sectores estratégicos é parte das fundações materiais de um Estado capaz, incluindo do ponto de vista fiscal, particularmente nesta periferia.


9 comentários:

Mário Reis disse...

Esse é o ponto a colocar na ordem dos dias. Mais que nunca, o avisado "Socialismo ou a barbárie".

DFerreira disse...

Em 6 anos, os Governos PS suportados pela esquerda (e agora até pelo centro-direita) reverteram a privatização da TAP. Com os resultados à vista...
Porque não o mesmo para os CTT, EDP, ANA etc... ? De certo que o apoio parlamentar da esquerda (e até algum centro direita) garantia o sucesso das nacionalizações defendidas

Anónimo disse...

As politicas do( bloco central dos interesses) vão alimentando o avanço da extrema-direita,as esquerdas continuam a afirmar a unidade e convergência.............apenas palavras.....

José M. Sousa disse...

https://www.publico.pt/2021/03/25/economia/noticia/governo-autoriza-venda-redes-gas-galp-allianz-1955829 E continua... desta vez, as redes de gás!

Claudia disse...

Já que estamos numa de reviver o que fizeram governos passados...faz lembrar os acordos de PPP ruinosos encontrados no tempo do PPC, mas que foram feitos no tempo do Governo PS. Tal e qual, ou será muito diferente? Em vez de andar de volta desse passado, resolvam-se as coisas no presente, em vez de andar sempre com lamúrias...
Cumprimentos
Claudia

Anónimo disse...

Pelos frutos se reconhece o valor de uma árvore.
No caso do Estado os frutos são a legislação que a AR aprova, sendo significativa a forma como os partidos ou votam, ou se abstêem, em certo tipo de legislação, nomeadamente a tributária.
Igualmente fruto do Estado é a forma como este executa essa legislação. Com empenho de acordo com os interesses da Nação que afirma representar, ou de acordo com outros interesses que parece estar afinal a representar?.

Anónimo disse...

Ganhar dinheiro não significa o mesmo que criar riqueza...

Unknown disse...

A questão é politica, é económica, mas é sobretudo ética. Com o neoliberalismo, suporte politico-ideologico do neocapitalismo, a ética é convertida em normativos que se discutem, muita vezes num plano puramente conceptual, mas que ignoram a inter relação dos sujeitos enquanto indivíduos pertencentes a uma dada comunidade. e este é o problema fundamental dos tempos actuais.

Anónimo disse...

Unknown pode dar-me um exemplo desses normativos que se discutem?