sábado, 7 de março de 2015

Uma economia que mata

"a EDP vai distribuir 1,040 mil milhões de euros de lucros. Se esta ainda fosse uma empresa pública, esses lucros constituiriam receita no Orçamento do Estado. Tomando como base comparativa os gastos do Estado em rubricas importantes no ano de 2015, conclui-se que é um montante equivalente a mais de metade da despesa da Segurança Social em subsídio de desemprego, a cinco vezes mais que o rendimento social de inserção ou, noutra ótica, a mais de um quarto do investimento público. Se a EDP ainda fosse uma empresa pública, Portugal poderia não ser um dos países da Europa com o preço da energia mais caro. Se a EDP fosse uma empresa pública não existiriam as tais rendas excessivas de que todos falam. Para onde vai o milhão e quarenta mil milhões? Quanto desaguará em investimento produtivo? Quantos empregos irá criar?

Segundo o jornal "i", desde 2010 até 2014 os gestores e acionistas da PT levaram para casa 3,5 mil milhões de euros. Nesse mesmo período as remunerações dos trabalhadores da empresa diminuíram 5,3%, a remuneração fixa e variável dos administradores aumentou 19%. Se ainda fosse uma empresa pública, grande parte destes 3,5 mil milhões de euros poderia ter sido reinvestida na empresa, desenvolvendo-a e criando emprego e também podia ter ajudado a reforçar os orçamentos da saúde, da educação, ou da proteção social. Em vez disso, para onde foram os 3,5 mil milhões de euros? Esse valor é pouco menos de metade do valor pelo qual foi vendida a PT."

Manuel Carvalho da Silva, Jornal de Notícias

12 comentários:

Ricardo disse...

Para o Estado chinês(a coberto de certas empresas comuno-capitalistas)ou para ofshores,ou ainda para alguns bolsos corrupto-tugas?

Anónimo disse...

como todos os comentaristas que falam na Rádi, na TV e nos jornais a utilização do Se, do mas e do etc. etc. para dizer que se devia mexer qualquer coisinha para ficar tudo na mesma.
Se a EDP, é claro que sim ...se ainda fosse de todos nós e tal e coia...MAS não é pública e essa é a questão.
questiono...Como é que se chegou a esta situação?
lamentável meu caro
Vamos a isto que amanhã pode ser tarde!
Adelino Silva

Anónimo disse...

O Kilowatt. hora de energia elétrica em Portugal é um dos mais caros de toda a Europa geográfica.
É um verdadeiro crime contra a economia Nacional . Perante uma situação desta natureza é impossível haver em Portugal industria transformadora.Os autores desta situação degradante deviam ser responsabilizados por estes factos. A privatização da EDP foi um acontecimento ruinoso para o interesse Nacional.
A produção da energia eléctrica, o transporte e a distribuição são feitos em Portugal práticamente em regime de monopólio privado, o que está em contradição com a própria doutrina emanada pela Eurocracia de Bruxelas.

Jose disse...

Tão bom em contas interrogativas, evita o excelso Cancela de Viatodos dizer qual é a percentagem do lucro sobre o capital investido pelos accionistas e outras minudências como o preço de venda da EDP em vez do da PT.
Mas para demagogos, tudo que é som é música.

Anónimo disse...

A meu ver é necessário é responder a algumas perguntas:
- Qual a relação lucro/capital investido?
- Até que ponto esse lucro resulta de proteccionismo/monopolismo?
- Que tipo de rendas garantidas, a existir, tem a EDP?
- Se efectivamente o lucro é esse, porque não surgem mais concorrentes?

Anónimo disse...

VIDEO DO ANO
AFINAL ESTE VIDEO A BRINCAR TINHA RAZÃO !!!

https://www.youtube.com/watch?v=uFP9ihHDx6s

Anónimo disse...

Este link recente vem mesmo na mouche com este tema

http://www.nakedcapitalism.com/2015/03/corporate-greed-killing-investment.html

A EDP é mais do mesmo.


JL

Anónimo disse...

No actual contexto político/económico enfeudado á União Europeia, falar de quilowatts, volts e ohms terá algum cabimento decerto…mas o tarifário para além do seu processo económico, técnico ou contabilístico é um processo político/social de extrema sensibilidade.
E vender a estrangeiros um património de tal importância só quer dizer que o espírito capitalista que hoje impera, não tem pátria nem povo.
Sim, interessa saber dos custos, dos investimentos tecnológicos e de manutenção, mas para um sector estratégico, talvez o mais importante do país, torna-se pouco.
Por isso expresso a minha ideia bastante repetida:
Demitir este governo e dar outra sorte á presidência da república é o que faz falta! Ala que se faz tarde…
Adelino Silva

Anónimo disse...

A EDP foi vendida pelo Estado a privados por menos de 20 % do seu valor real , podemos afirmar sem receieo de cometer erros que foi vendida ao desbarato.Num país de capitalismo fraco como Portugal o sector da produção transporte e distribuição de energia eléctrica é aquilo a que se convencionou chamar um monopólio natural, por isso todo ele deve estar na posse do Estado,sob a forma de empresa publica ou de sociedade anónima de capitais exclusivamente publicos. A distribuição nas grandes cidades talvez podesse ficar a cargo dos munícipios.Só em países altamente desenvolvidos poderá ser estabelecido um sistema de concorrencia perfeita , isto é , muitos fornecedores a abastecer muitos consumidores, atraves de muitas empresas privadas, no caso da destribuição.
No caso do transporte e mesmo da produção em muito grande escala não estou a ver que em Portugal o sistema possa funcionar em regime de concorrência perfeita até que para isso teria de haver planeamento económico o que actualmente em Portugal não existe.

Jose disse...

Este blog está a atrair alguns dos mais talentosos economistas, ainda tímidos alguns deles, mas a promessa de um radioso futuro está aí.
Até um avaliador da EDP aparece, tardiamente é certo, mas está aí para o que vier a seguir...

Anónimo disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/edp_volta_a_sofrer_derrapagem_na_divida_no_terceiro_trimestre.html
http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/edp_vai_emitir_divida_a_10_anos_este_semestre.html

Dividendos para o bolso do accionista e dívida gigantesca a rolar para alguém um dia pagar. Onde é que nós já vimos isto?

Anónimo disse...

O José, o grande Sabonete deste blog está em todas. É espantoso.! A criatura julga-se iluminada e afinal não consegue disfarçar qual é a sua espécie.
Com sábios deste calibre até admira como é que este país está tão atrasado.