domingo, 22 de março de 2015

Sermão aos peixes


(Bauhaus, The Three Shadows - Part III)

«De repente, tudo isto lembrou-me uma história. Conta-se que o período em que houve mais acidentes na China maoista foi no momento em que o regime decidiu modificar o sentido dos semáforos, porque o vermelho deveria ser sempre sinónimo de avanço. Apócrifa ou não, a história tem a virtude de nos ensinar que as propostas políticas, mesmo as bem intencionadas, devem sempre ter em conta o atrito do real. Este governo também o sabe mas finge não saber: e é por isso que, diante de plateia amigável, lá vai dizendo que o que é preciso é multiplicarmo-nos, acreditar muito, bater punho, cerrar os olhos com força e desejar com convicção. E nós vamos assistindo, até ver.»

O Miguel Cardina escreveu um belo texto com um belo título, «O evangelho segundo Maria Luís», que contém sugestivas evocações bíblicas: do milagre dos pães e dos peixes ao «crescei e multiplicai-vos». Tudo a propósito do sermão da ministra das Finanças a um tenro cardume laranja, numa iniciativa da JSD em Pombal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vamos ter sempre(enquanto este sistema mediocre e corrupto-parlamentar seguir na onda)muito que comentar(daí o grande tacho de comentador nas tvs e rádios etc)mas o assunto essencial fica sempre na sombra,de 2011 este http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1883470&page=-1 Jorge

Anónimo disse...

Nem mais