quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Amanhã: A economia em crise

«Dentro da crise económica há uma outra crise: uma crise da Economia, isto é, da teoria económica dominante que ainda hoje continua a ser ensinada na maior parte das Faculdades de Economia.
É fácil compreender a razão pela qual uma crise económica põe em crise um determinado tipo de teoria económica. Essa teoria económica assente em ficções acerca do comportamento humano, e as propriedades dos mercados, serviu ela própria para desenhar e construir mercados e de forma indireta para condicionar o próprio comportamento dos seres humanos. Mais do que isso, advogando a desregulamentação, participou na criação das condições que propiciaram a crise financeira.
Sair da crise é portanto também sair da teoria económica a ela associada. Difícil de compreender é que a teoria económica falida continue a dominar o ensino da Economia em todo o mundo, incluindo, muito particularmente Portugal.»

O debate «A economia em crise: teoria e realidade» (que integra o ciclo de debates «Um Futuro Incerto: Economia, Instituições e Sociedade», promovido pelo CES e pela Almedina), tem lugar amanhã, 30 de Novembro, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha (em Lisboa), a partir das 18.30h. Com Ana Cordeiro Santos e José Castro Caldas, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Sem comentários: