terça-feira, 19 de abril de 2011

Outra vez?


De forma um pouco incompreensível, dado o contexto onde os media parecem obcecados com as taxas de juro e os mercados financeiros, o recente aviso negativo da Standard and Poor’s relativo à notação AAA dos EUA passou despercebido. Esta avaliação fez manchetes por todo o mundo e tem muitas implicações para a economia global. Esta avaliação parece avisar que os EUA se preparam para se juntar à Europa no suicida austeritarismo pro-cíclico com as evidentes consequências recessivas para a economia mundial. No entanto, é impensável que os EUA tenham uma notação inferior à máxima. Seria o fim da Standard and Poor's. Uma diferente relação de poder do Estado e agências de notação da que nós temos, reflexo da actual economia política internacional.

Mas, mais importante do que o que veio na imprensa internacional sobre este aviso é o que passou por debaixo do radar. Além dos défices elevados, da instabilidade política e do baixo crescimento invocados pela agência de notação (argumentos que nós conhecemos demasiado bem), são assinaladas fragilidades graves no sistema financeiro norte-americano. A necessidade de recapitalizar parte da banca e o aumento das taxas de incumprimento de crédito podem conduzir a um cenário limite onde o Estado americano teria de gastar 34% do seu PIB para “salvar” o sistema financeiro. Citando o relatório: “acreditamos que os riscos oriundos do sistema financeiro norte-americano são maiores do que aqueles que avaliámos antes de 2008”. Nova crise financeira internacional no horizonte?

8 comentários:

João Trocado disse...

Caros Ladrões

Viram a entrevista de Freitas do Amaral à Fátima Campos Ferreira, emitida ontem na RTP?

Neste excerto, o fundador do CDS poderia ser líder do BE, que ninguém daria por ela:
http://www.youtube.com/watch?v=px3hrozACY0

Diogo disse...

«A necessidade de recapitalizar parte da banca [norte-americana] e o aumento das taxas de incumprimento de crédito podem conduzir a um cenário limite onde o Estado americano teria de gastar 34% do seu PIB para “salvar” o sistema financeiro.»


Este é supostamente um blogue de economistas. Mas será que o são efectivamente?

1 – Sabem que graças ao "fractional reserve banking", os bancos comerciais americanos criam «out of thin air» todo o dinheiro que emprestam? Ou seja, cobram juros de dinheiro que eles criam do nada?

2 – Recapitalizar? Sabem os meus amigos, porventura, que os 12 bancos da reserva federal podem, via Reserva Federal, cujas acções possuem de facto, ter acesso a todo o dinheiro que quiserem?

3 – Como é que os meus amigos podem desconhecer isto? Será que não investigam? Limitam-se a papaguear os jornais económicos?

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

não é nova crise

é apenas a continuação da crise de 2006 adiada para 2008 e agora para 2012

os problemas que originaram a crise não foram resolvidos

é uma crise com episódios

a outra foi de 1929 até 1941
com uma fase relativamente estável de 36 a 41

esta com sorte durará até 2018

com azar....

Anti-Troika disse...

“acreditamos que os riscos oriundos do sistema financeiro norte-americano são maiores do que aqueles que avaliámos antes de 2008”

Eu substituiria a palavra "riscos" por "ricos". Acho que vai dar ao mesmo.

O abutres são vários e multifacetados. Reais neurónios queimados da Era do "homo enonomicus". Eles crescem na inversão exponencial de 1 para 100. Por cada novo rico, explorador e devorador do capital sujo, surgem 100 novos pobres.

Anónimo disse...

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1834099

AS reformas e o que diz o COELHO!

Hoje de manhã, no Fórum da TSF, o presidente do PSD admitiu estabelecer um limite máximo para as reformas pagas pelo Estado, considerando muitas pessoas "auferem reformas desproporcionadas aos descontos que fizeram".


O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, excluiu esta trerça-feira fazer alterações ao valor das reformas já atribuídas pelo Estado, afirmando que o seu partido só admite "ajustamentos" nesta matéria "para futuro".

:-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D
:-D
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1834099


que o ariu!
QUE O ARIU.........AHAHAHAHA :-D :-D :-D :-D :-D

ESTE É A MAIOR ESTA NACIONAL QUE JÁ VI:-P :-P :-P :-P :-P

Bilder disse...

http://armageddonconspiracy.co.uk/The-Old-World-Order(1025563).htm

Anónimo disse...

PS À FRENTE DO PSD AHAHAHAHAAH
Hoje 21 de Abril 2011

http://economico.sapo.pt/noticias/ps-ultrapassa-psd-nas-intencoes-de-voto-a-seis-semanas-das-eleicoes_116489.html

PS 36 %

PSD 35 %

:-D :-D :-D :-D :-D :-D
:-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D
:-D :-D :-D :-D :-D :-D
:-D

:-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D

O PS e o PSD estão tecnicamente empatados a seis semanas das eleições legislativas de 5 de Junho mas, entre Março e Abril, os socialistas subiram 11 pontos percentuais para os 36% assumindo a liderança das intenções de voto, enquanto os social-democratas caíram 12 pontos para os 35%

Nuno disse...

...e o petróleo a subir novamente para os 150$ vai certificar-se que isto dá outro estoiro antes de Agosto.

Desta vez não há tanta robustez como em 2008 por isso gostava de saber onde se vai buscar mais dinheiro para bail-outs.

Tempos interessantes...