terça-feira, 12 de abril de 2011

Agências de rating: texto da denúncia entregue na PGR e petição pública

"A complexidade do sector em que se insere a actividade das Denunciadas, assim como a dimensão das consequências dela emergentes, requerem explicações prévias à exposição dos factos que indiciam comportamentos presumivelmente criminais e que são objecto da presente denúncia.
Estamos hoje confrontados com uma crise económica e financeira global, que afecta com particular incidência alguns países e os seus povos. Designadamente a Grécia, Irlanda, Espanha e Portugal têm sido submetidos a planos de austeridade no contexto da crise financeira e que importam custos sociais da perda ou redução de direitos fundamentais como o do trabalho, da habitação e até de recursos para a própria sobrevivência.
Ora, o desencadear destas crises decorre de uma responsabilidade concreta, imputável a pessoas e instituições determinadas, nomeadamente aquelas que têm contribuído e beneficiado com os excessos do mercado financeiro.
E, se há que admitir que há graus distintos de gravidade na actuação dos prevaricadores, é inaceitável que continue a prolongar-se a impunidade existente até aqui.
Neste momento, as três mais importantes agências de notação financeira, precisamente as aqui denunciadas, noticiam e divulgam, diariamente, classificações de rating que, com manifesto exagero e sem bases rigorosamente objectivas, penalizam os interesses portugueses, originando uma subida constante, dos juros da dívida soberana."

Introdução ao texto da denúncia facultativa contra três agências de rating, ontem entregue na Procuradoria-Geral da República por José Reis, José Manuel Pureza, Manuela Silva e Manuel Brandão Alves, que pode ser lido na íntegra e subscrito aqui.

(Via Portugal Uncut)

5 comentários:

L. Rodrigues disse...

Não é de agora, já em 2004:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/articles/A8032-2004Nov23_2.html


Clássica táctica mafiosa:
"O amigo tem aqui uma bela empresa/município/país era uma pena que lhe acontecesse alguma coisa..."

O rural disse...

Mas esta é a terceira vez que o FIM, perdão FMI nos apanha por traz.

Será que não aprendemos?

E, curioso qie está sempre o PS a aguentar na linha da frente.

Será maldição?

Mas vamos pagar o pato, mas à terceira talvez nos emendemos.

Rogério G.V. Pereira disse...

Assinei. Irei divulgar...

maria povo disse...

... e porque será que nunca vemos/ouvimos estes economistas nas televisões e rádios?!?!

hoje na rtp vai o ricardo salgado dar palpites ao povinho, do género:"ah! pois! temos de baixar salários que o país não aguenta; temos de fazer sacrificios, etc" e o que eu mais gosto de os ouvir é dizerem TEMOS, pois!!!!

Carlos Albuquerque disse...

Vale a pena reparar em quem vem, indirectamente, defender as agências de rating, aqui.