terça-feira, 31 de março de 2009

Uma escolha acertada ou disponível? - III

“Já quanto ao facto de, por vir do PCP, poder contribuir para aplacar uma eventual sangria para a esquerda, o valor acrescentado é apenas aparente. Vir desse partido não é garantia de pender para a esquerda, a não ser para eleitores mais desatentos (e será que estes votam nas europeias e/ou se preocupam com os cabeças de lista?): a ser só isso, se não estivesse com o PSD, Zita Seabra também poderia ser uma boa candidata para estancar a sangria à esquerda…

Na verdade, exceptuando as questões da laicidade e dos costumes, onde o governo também tem estado bem à esquerda, Vital tem sido um acérrimo defensor da terceira via, como evidenciam os exemplos abaixo.

Mesmo nas questões europeias, o seu entusiasmo com o Tratado de Lisboa (ver, por exemplo, o seu artigo no PÚBLICO de 11/12/07) torna o seu pensamento deficitário do europeísmo crítico de que a esquerda hoje precisa para não só responder eficazmente à crise mas também para se renovar libertando-se da influência neoliberal que a terceira via tão profundamente absorveu.

E, note-se, o europeísmo crítico vem hoje de ilustres socialistas. Mário Soares tem dito e escrito (veja-se o recente livro de crónicas) que, por causa da crise, o Tratado de Lisboa perdeu actualidade... E, no número 3 da revista OPS!, João Ferreira do Amaral discorre sobre as marcas neoliberais na arquitectura constitucional da UE. E Alegre escreve sobre a necessidade de se expurgar do Tratado de Lisboa a norma que obriga os serviços públicos às leis da concorrência.

Numa altura de profunda crise do neoliberalismo, as respostas europeias, sobretudo as devedoras desse modelo, não podem continuar a ser as mesmas. Precisamos pois de dirigentes com uma visão europeísta crítica, por maioria de razão se forem candidatos a líder parlamentar no PE.”

4 comentários:

CS disse...

André,

Essa crise do neoliberalismo foi exacerbada hoje quando a OCDE se viu na contingência de pedir ao BCE que combatesse de facto a crise. Começa a reconhecer-se que é preciso uma mudança de fundo na Europa porque o modelo actual amplifica, em vez de suavizar, a crise: http://tinyurl.com/cl4dft

O Puma disse...

Esta europa está condenada

vive com recibos verdes

CS disse...

Sobretudo com esta emergência do poder do Pacífico:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/04/g20-vii-as-tensoes-e-convergencia-do.html

ni! disse...

nao ha' politica de esquerda possivel com o PS. O PS esta' 'a direita do centro e o lamento do Andre' e' tao inadequado que roca o ridiculo.