segunda-feira, 23 de março de 2009

As palavras são importantes



Este é um dos temas de um dos meus filmes preferidos - Palombella Rossa. Não percam estes excertos (infelizmente sem legendas).

Com uma muito ligeira edição, deixo aqui um comentário de Pedro Viana que aprofunda o que aqui escrevi sobre os usos e abusos da expressão rigidez em economia:

«O termo rigidez é empregue pelo impacto cognitivo negativo que tem em quem o ouve. Quem pretende manipular usando o discurso formata-o cuidadosamente, de modo a associar às suas ideias, termos, conceitos e metáforas consideradas positivas pela grande maioria dos seus ouvintes e o inverso para caracterizar as ideias adversárias.

Esta estratégia é tão velha como o Homem, mas nunca tantos recursos foram investidos nela como nos últimos 40 anos, quando o poder sócio-económico, receando perder o controlo após os libertadores anos 60 do século passado, investiu milhares de milhões de dólares (em particular nos EUA) na criação de "think-tanks" dedicados essencialmente a encontrar maneiras de re-formatar o discurso público, de forma a que os adversários das suas políticas (predadoras) aparecessem como contrários ao senso comum e contrários aos "valores do homem-comum".

A introdução de termos como rigidez do emprego ou alívio fiscal (tax relief) resultam desse esforço. De tal modo teve sucesso, que a grande maioria das pessoas (inclusive economistas) nem tem ideia que ao utilizar certos termos no seu discurso, está automaticamente a tornar o seu ouvinte (desde que igualmente ingénuo) mais propenso a aceitar certas políticas socioeconómicas em detrimento de outras.

Como já afirmei aqui, nos EUA uma das pessoas que mais tem contribuído para desmascarar esta intensa manipulação é George Lakoff».

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite João,

Acho este tema muito interessante (o significado das palavras) e com uma actualidade tremenda. E embora fuja um pouco do tema do teu artigo gostava de fazer umas perguntas (ainda em prolongamento do workshop da ATTAC):

- Qual o significado de igualdade para ti? (falaste em defender politicas de igualdade e fiquei com esta duvida)

- Quando se fala em defender o trabalho, fala-se concretamente no quê?

Margarida V disse...

adoro nanni moretti.

CS disse...

Caro J. Rodrigues, aos 78 anos, a II parte da entrvista de Becker ao WSJ deste Sábado tem uma rendição implícita ao keynesianismo e explícita à regulação financeira e à livre ciculação de capitais.
Convido-o a comentar:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/nobel-do-liberalismo-rende-se-keynes.html
Abraço,
Carlos Santos