segunda-feira, 16 de março de 2009

Debate

«Os especuladores são inofensivos se forem bolhas numa corrente empresarial incessante. Mas as coisas tornam-se preocupantes quando a empresa se transforma em bolhas num turbilhão de especulação. Quando o desenvolvimento do capital de um país se converte num subproduto das actividades de um casino, é provável que o trabalho esteja a ser mal feito» (John Maynard Keynes, 1936).

4 comentários:

Anónimo disse...

Interessante e oportuno tema para um período como este em que vivemos. Infelizmente, nao vou puder estar nesse colóquio. Moro longe, Maputo, Capital de Mocambique. Acompanho e aprecio muito o "Ladroes de Bicicletas", que conheci através do 2+2=5. Identifico-me com os economistas de esquerda!!!
Thomas Selemane

Miguel Fabiana disse...

Uma contribuição para o debate:

Uma perspectiva do Prof Henry Mintzberg em "A Crisis of Management not Economics" http://www.theglobeandmail.com/servlet/story/RTGAM.20081028.wvHenryMintzberg1028/VideoStory/robAtWork/home?pid=RTGAM.20081028.wtalkingmanagement1028.

Crescimento versus Desenvolvimento Sustentado ou o fim da ditadura dos trimestres, na gestão das organizações... Organizações versus Comunidades.

A "crise" na perspectiva do Management ou em vernáculo tuga: "cadelas apressadas dão à luz cães ceguinhos".

Abraço,
Miguel

Anónimo disse...

Excelente citação de Keynes para explicar a crise actual. Keynes oferece também as melhores políticas para se sair da crise.

Anónimo disse...

Vou estar lá!
Aproveito também para pedir desculpa por me ter ausentado da ultima discussão (sobre o capitalismo) mas uma doença e depois o trabalho não me deixou tempo para responder.

Um abraço e até amanhã!

STRAN