quarta-feira, 25 de março de 2009

Temos de ir à raiz dos problema sociais

Sabemos que o desempenho dos indivíduos é, em larga medida, o resultado das suas circunstâncias sociais. As sociedades menos desiguais mostram como estas se podem tornar mais humanas. Por isso, apelo ao leitor que esteja atento. Os movimentos sociais e os partidos políticos que pugnam por políticas de maior igualdade das condições materiais estão a contribuir, sobretudo em épocas de crise, para que o leitor possa viver mais e melhor. A evidência empírica não mente. A política que importa tem de se basear nela. O resto do meu artigo mensal no Jornal de Negócios pode ser lido aqui.

Refiro um extraordinário livro que acabou de sair – The Spirit Level: Why More Equal Societies Almost Always Do Better. É o melhor estudo sobre o impacto das desigualdades de rendimento que eu já li. Vale bem a tradução. Até porque Portugal é abundantemente referido na completa análise comparativa feita. O sítio criado pelos autores e este trabalho do The Guardian (via Rui Tavares) constituem uma boa introdução. Esta relação entre as desigualdades de rendimento e o peso da população prisional é bem ilustrativa. O chamado Estado Penal é mesmo o «caminho para a servidão» das utopias liberais em que muitos continuam a insistir.

6 comentários:

O Puma disse...

É preciso resistir ao estado penal

das ideias liberais

a menos que se dê o ouro

aos bandidos

CS disse...

Meu caro João,

A utopia liberal já vai ao ponto de os blogues "oficiais do PSD" andarem a chamar xenófobo ao BE por ser contra a deslocalização de empresas portuguesas.
Como era uma economista que o dizia, tive que lhe desmontar educadamente a falácia:
http://tinyurl.com/c7uf7f
Abraço,
Carlos

CS disse...

Melhor, ainda acham que o investimento público é inútil nesta crise. A Srª Leite não era economista?
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/resposta-porque-deve-o-psd-pedir.html

Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dias disse...

O estudo (gráfico) mostra efectivamente uma correlação entre a Percentagem da População Prisioneira e a Desigualdade de Rendimentos. (De realçar a natureza e a magnitude do desvio de tendência apresentado pelos USA).
Percebe-se que um certo empreendedorismo luso tenha encontrado na gestão prisional um “apetecível nicho de mercado”… Irónico, não?

Anónimo disse...

Note that the Y axis is in a logarithmic scale so the linear curve fit shown represents an exponential curve. Logarithmic scales are useful to group together numbers that span over several orders of magnitude. So the USA prisoner population per 1e5 is above 700.

The USA the "Land of the Free"? Of course not, more likely "The Land of the Prisoner" or "The Land of the Subsidy (for the rich people)".

World prison populations