terça-feira, 17 de março de 2009

Opinião socialista

Só a opinião conta na condução dos assuntos humanos. Acho que devemos agir como se isto fosse verdade. Até porque, em última instância, se calhar até é. Em Portugal, essa opinião tem de ser cada vez mais socialista. O próximo número da Revista de Opinião Socialista (ops!) dá um bom contributo para isto. Não percam:

«Mergulhados numa espiral depressiva, precisamos mais do que nunca de ideias e de actores políticos inspirados por uma visão de denvolvimento do País que seja sustentável nos planos institucional, económico e social.

Com um dossier dedicado à Economia e às grandes decisões em tempo de crise, a revista ops! lança-se nas raízes, nas ameaças e nas oportunidades criadas pela crise. Contando com um editorial de Manuel Alegre, com o dossier coordenado por Jorge Bateira e uma entrevista a Alfredo Bruto da Costa, participam neste número diversos investigadores e actores políticos socialistas e independentes, como José Castro Caldas, Nuno David, João Correia, João Ferreira do Amaral, José Reis ou Elísio Estanque.

Este é um tempo de viragem, e por isso de grandes decisões. A crise e as suas soluções são temas de debate na próxima quarta-feira no Hotel Altis, ás 18h30, com Manuel Alegre, Henrique Neto, António Carlos dos Santos, Jorge Bateira e Nuno David.

Escrevem neste número Manuel Alegre, Jorge Bateira, Henrique de Melo, João Correia, Nuno David, João Ferreira do Amaral, José Castro Caldas, Elísio Estanque, Luis Tito, Ernesto Silva, Maria José Gama, Sérgio Pessoa, Pedro Tito Morais, Ana Cardoso, José Reis, Catarina Frade, Eduardo de Oliveira Fernandes, Maria Clara Murteira e Ricardo Paes Mamede».

11 comentários:

Anónimo disse...

Interessante, esta afirmação do Krugman

" Os grandes Estados do bem-estar social não são a origen da atual crise européia. "


António

CS disse...

O Krugman fundamenta isso lindamente. Já resposta a isto
http://tinyurl.com/cws3m9

Os neoliberais não deram.

Anónimo disse...

que gentalha do pior, nessa revista. Estão a ser usados pelo ps para dar idéia de que existe uma esquerda naquele partido, e ainda incham de orgulho por verem o nome em letra redonda, assinando pomposos artigos de opinião. O poder compra-vos pela vaidade e vos não percebeis.

Jp

Anónimo disse...

que gentalha do pior, nessa revista. Estão a ser usados pelo ps para dar idéia de que existe uma esquerda naquele partido, e ainda incham de orgulho por verem o nome em letra redonda, assinando pomposos artigos de opinião. O poder compra-vos pela vaidade e vos não percebeis.

Jp

Anónimo disse...

Perdoai a mensagem a dobrar e a falta de acentos. São mistérios informaricos que me escapam.

Jp

CCz disse...

"Manuel Alegre defende aumento de salários"
.
Boa!
.
Os ladrões acreditam mesmo qaue a solução portuguesa é esta?
.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369813&idCanal=23

Anónimo disse...

este alegre é ridículo. alguém o leva a sério? não acredito.

jp

Dias disse...

Já lí alguns artigos da revista Ops!, onde escrevem alguns dos ladrões deste blogue. Ideias que têm aqui sido debatidas na generalidade.
Conclusão: esta Opinião Socialista não é de todo a do governo-PS, cuja governação acompanhou o espírito do tempo. A arrogância, o esvaziamento das funções do Estado, a promiscuidade entre público e privado, a engenharia dos PINs, as suas políticas no Trabalho, na Saúde, na Educação, na Agricultura, na destruição dos Serviços Públicos, são algumas das marcas desta governação.
O respeito pela pessoa humana, uma característica socialista em sensu latu, não faz parte da cultura deste PS. Há ministros deste governo que não tiveram arte e engenho para reformar coisa nenhuma, acabando mesmo por destruir, ignorando que só o que é justo pode ser compreendido e chegar longe.

O que é que a “Opinião Socialista” pretende fazer?

Integrar uma convergência com outras forças de Esquerda (como socialistas independentes?);
Continuar numa tortuosa co-habitação com os “socialistas modernos” da confiança mínima?

Que venham outras opiniões (sem insultos e sem tiques autoritários).

Miguel Fabiana disse...

DH,

Algum desconforto com o pluralismo e debate de ideias? ... a cena costuma ser unânime lá para os lados dos maus fígados, ie, mais para a direita!

Miguel

Dias disse...

Miguel

Desconforto?!
Não, azia. Mas já me passou …quando lí que “a revolução já está em marcha”.
Cumps

Miguel Fabiana disse...

DH,

Olhar para o futuro e acreditar que somos capazes de dar a volta ... por cima! Porque não há dúvidas que a Revolução já está em marcha e agora TUDO é possível se soubermos manter o espírito animado!

A Revolução já está em marcha porque os neoliberais foram derrotados pelos...neoliberais! Achando normal morderem-se uns aos outros, acabaram por se comer uns aos outros e...estão sem soluções nem horizontes, apesar do estertor! (http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/regulacao-financeira-agora-o-argumento.html)

É AGORA quando já não falam com a posse da "verdade absoluta" que temos espaço e tempo (pouco) para experimentar e encontrar TODAS as hipóteses para o Desenvolvimento Sustentado das Sociedades e Comunidades.

Abraço Solidário,
Miguel