segunda-feira, 2 de março de 2009

Estes economistas, para quê?


Richard Portes é um famoso economista britânico que durante dezasseis anos foi o secretário geral da Royal Economic Society. É o economista da rainha, também conhecido por ser um dos mais duros críticos das correntes heteredoxas, consideradas medíocres por não conseguirem entrar nas publicações de topo.

No entanto, não é a polémica questão dos rankings e a sua relação com as correntes económicas heteredoxas que motiva o meu post. Através deste artigo, fiquei a conhecer uma interessante polémica do passado Verão. Em artigo publicado no Financial Times, o (heteredoxo) economista Robert Wade anunciou o desastre iminente na Islândia . Este artigo motivou uma zangada carta de resposta de Portes. Este afiançava aos leitores do FT que a economia da Islândia continuava sólida, já que, se a sua dívida externa face ao PIB era elevada, também o eram os seus activos. Manifestava também total confiança nas autoridades reguladoras e garantia não existir qualquer exposição significativa do sistema financeira aos “activos tóxicos” internacionais.

Os investidores devem ter ficado descansados. Entretanto, chegou o Outono...

4 comentários:

CS disse...

Caro Nuno Teles,

Excelente post. O meu combate a favor das heterodoxias contra o neoclacissismo dominante teve hoje mais um episódio que o convido a ler:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/insistencia-nas-falacias-do.html

Anónimo disse...

Adorei este post! Seria interessante repescar todos os artigos escritos anteriormente a esta crise. De preferência neste periodo descrito no artigo. Uma altura em que a tragédia já era iminente mas ainda existiam defesas ferreas ao sistema neoclássico.

Miguel Fabiana disse...

...e o arrogante sou eu?!?...hein?!?!

CS disse...

Para ajudar a reflectir: http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/os-erros-no-desenho-neoliberal-da-uem-e.html