quarta-feira, 5 de abril de 2017

Euro e dívida externa. Sair e ficar. Reestruturar e não reestruturar. Realismo e falta dele


No final de 2013 a dívida externa líquida do país atingiu 99,8% do PIB e o total da economia portuguesa foi capaz (incluindo os subsídios europeus e a venda de ativos nacionais ao estrangeiro) de gerar meios de pagamento iguais a 2,3% do PIB. Com estes meios de pagamento disponíveis, tudo o resto constante, seriam necessários 43 anos para liquidar integralmente aquela dívida.

No final de 2016 a dívida externa líquida do país atingiu 94,5% do PIB e o total da economia portuguesa foi capaz (incluindo os subsídios europeus e a venda de ativos nacionais ao estrangeiro) de gerar meios de pagamento daquela dívida iguais a 1,3% PIB. Com estes meios de pagamento disponíveis, tudo o resto constante, seriam necessários 73 anos para liquidar integralmente aquela dívida.


Austeridade dura e austeridade menos dura.


16,4% ou 11,2% de desemprego.

Austeridade mais e austeridade menos.

As duas ‘opções’ disponíveis neste quadro institucional, pressupondo que o país, no futuro, com o investimento a níveis historicamente baixos, será capaz de produzir riqueza suficiente para gerar quaisquer excedentes financeiros.


O que concluir?

10 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez um excelente trabalho.

Parabéns

Jaime Santos disse...

Portanto, a contemplação destes gráficos em dois pontos específicos do tempo deve ser suficiente para nos fazer concluir que Portugal deve reestruturar a sua dívida e sair do Euro (ver https://en.wikipedia.org/wiki/Anecdotal_evidence). Como fazê-lo, recorrendo a que financiamento externo no futuro (se de todo), como colmatar ou mitigar os riscos (que qualquer pessoa séria deve enumerar) que tais eventos representam para a nossa Economia, sobre isso nada é dito. Tem que fazer bastante melhor do que isso para convencer as pessoas, que preferem a certeza do que existe, mesmo que isso não seja particularmente agradável, ao risco do desconhecido total. Enquanto o debate se centrar em argumentos 'nas costas de um envelope' Paulo Coimbra, os defensores do Euro podem dormir descansados...

Unabomber disse...

Volto a lembrar o amigo Paulo Coimbra:

Se o amigo aqui colocar uns gráficos com o crescimento económico, o emprego, as dividas publicas e externas, no período decorrido entre a década de 60 do séc.20 e a actualidade, pela sua lógica simplista chegaria à conclusão que a democracia fez mal à economia, visto que tais indicadores (crescimento, emprego, divida) pioraram muito após 1974.

Anónimo disse...

Post curto mas excelente.

Anónimo disse...

Jaime Santos.
Por favor, já todos percebemos a sua posição e o seu empenho em "rasgar a camisa" em prol do euro.
Mas não insulte quem discorda de si, mesmo que utilize parênteses para tentar dourar a pílula.

A afirmação " qualquer pessoa séria deve enumerar " não é consentânea com um debate que se quer isso mesmo. Sério. Nem tão pouco invocar "argumentos nas costas de um envelope".Insinuar que quem discorda das posições europeístas é "isto" é passar um atestado de menorização aos demais.

Leia por favor o post de Ricardo Paes Mamede. Veja se percebe a diferença no modo de debater.

Jose disse...

Concluo por ver um país de sucesso bem governado e que absorveu um estado comuna e atrasado e sem emprego; e um país sem projecto e sem governo credível.

Anónimo disse...

Herr jose está perturbado
Está fora de si.
Está inquieto.

"Um estado comuna"?
Herr jose. O disparate tem limites e só mesmo a extrema-direita daquela que ainda dá vivas a Salazar e tem pena pela Pide não ter concluído a sua missão de fdp encartados é que diz coisas destas.

Os números são uma coisa tramada. Este tipo fica tão atarantado e apavorado que só lhe saem destas pérolas.

Um mimo

Jose disse...

Para os incréus e destituídos imports lembrar que a RFA absorveu a RDA, um pesadelo tecnológico e económico.

Anónimo disse...

Para os incréus e destituídos lembra afobado herr jose

E o que lembra o coitado? Que a RFA etc e tal mais o pesadelo tecnológico e económico.

Não se percebe. Cole-se esta afirmação com a sua afirmação das 00 e 47.
A sua referência a um "estado comuna" referia-se à RDA? Então o lambe-botimso já atingiu este ponto de rebuçado de falar pela voz do dono? E sem utilizar o alemão vernáculo?

E a RDA um estado "comuna"?

Ó herr jose que sandices saem daí?

Anónimo disse...

E o país "sem governo credível"

Sem governo credível? Quem o assim considera? Os vende-pátrias de que herr jose é um exemplo assumido? Ou os donos disto tudo, eles próprios a falar por interposta pessoa?

Ou tudo isto ainda não passa de uma enorme perturbação pelo facto de Passos Coelho ter sido corrido democraticamente do governo? E o funcionamento democrático perturbar assim um saudoso do estado novo , convertido agora em saudoso passista dos tempos hodiernos?