sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ulisses: Relançar a Europa a partir do Sul



«Ulisses e os seus marinheiros vaguearam durante dez anos no mar até chegar a casa. Pelo caminho, várias paragens. Uma delas na ilha de Circe. Intrigados por um fumo na floresta, alguns marinheiros embrenham-se na ilha e encontram a inebriante Circe. A deusa abre a porta resplandecente e convida-os a entrar na sua casa. Ardilosa, dá-lhes a beber uma droga que lhes tira a memória. E com um toque de magia transforma-os em porcos. Euríloco é o único que consegue fugir e avisa Ulisses. O herói, ajudado por Hermes, ataca a deusa e obriga-a a desfazer o feitiço. Refeitos do susto, seguem viagem rumo a Ítaca.
Que semelhanças há entre esta história e a realidade dos países em crise? (...) Tal como os marinheiros, também Portugal, a Irlanda, a Itália, a Grécia e a Espanha foram transformados nos porcos da União Europeia. PIGS, chamaram-lhes. E tal como estas personagens, que viveram dez anos de guerra e depois dez anos de viagem, também estes países estão em crise há dez anos, desde a introdução do euro. E precisam de dez anos para recuperar e relançar as suas economias. O mais importante, contudo, é que eles podem ser salvos da Circe. Ou melhor, da crise. Como? O Projecto Ulisses é a ideia. (...) É a defesa de um modelo de desenvolvimento para os países a que chamaram PIGS (...), baseado na valorização e não na desvalorização desses países. E é um projecto de integração europeia, baseado nas virtudes que associamos normalmente a Ulisses, que são as da imaginação, da inovação, do diálogo e da busca de soluções que são vantagem mútua para todas as partes.»

Quando puderem, dediquem uma hora do vosso tempo a esta apresentação do Projecto Ulisses, concebido por Rui Tavares. Tomando a Odisseia como metáfora, é aqui proposta uma viagem às verdadeiras causas da crise e aos impactos económicos e sociais que esta provocou nas periferias europeias. A que se segue uma outra viagem: a viagem a um  futuro da Europa pensado a partir de uma estratégia de desenvolvimento que nasce no Sul. Com contributos, entre outros, de Yanis Varoufakis, James K. Galbraith, José Reis e Stuart Holland, esta é uma perspectiva sobre a crise e a sua superação que deve fazer parte do debate europeu.

3 comentários:

nuvorila disse...

Quando a intenção de voto no PC sobe e a de outros grupos de esquerda desce,há sempre a tentação de criar novos engodos que levem à divisão. A Heidi e o avô já bastam para essa função...

Anónimo disse...

Toda esta ideia (que me parece fantástica) parte (na minha opinião) de um princípio errado: a situação atual foi criada "acidentalmente" e existe vontade da "Europa" de acabar com ela e promover a estabilidade nos países referidos. Eu tenho duvidas que a UE não tenha engendrado esta situação...Tenho noção do que digo,prevejo total submissão (e escravatura) ou guerra mundial...Pelo menos foi isso que aconteceu no passado.E quem não conhece o passado está condenado a repeti-lo.

Anónimo disse...

Anónimo, o que me assusta mais é mesmo a tua última frase. Ou pior, conhecendo a história, querem repeti-la.

Count