quinta-feira, 7 de novembro de 2013

«Aquilo que aconteceu tinha mesmo que acontecer, era sabido»



«(...) Por cada euro "poupado" no défice desapareceu no PIB um 1,25€. (...) Por cada euro "poupado" no défice, a dívida pública aumentou 8,7€. É por estas e por outras que eu acho que a primeira reacção que se tem, quando se fazem estas contas simples, é que a austeridade é estúpida. Não consegue sequer fazer aquilo que tem como objectivo, ou que apresenta como objectivo. (...) Mas tem mais coisas. Também é cruel, como nós sabemos. Porque durante o mesmo período, de 2011 a 2013, desapareceram 10% dos empregos em Portugal. Durante o mesmo período, em 2011 e 2102, houve 220 mil portugueses que tiveram que sair do país. (...) E o pior de tudo é que aquilo que aconteceu era mesmo o que tinha que acontecer. Nós (...) sabíamos perfeitamente que uma consolidação orçamental, num contexto de uma recessão económica, produz necessariamente uma amplificação da recessão económica e pode ter como efeito não a consolidação que é desejada, mas a derrapagem permanente, em que os défices não se reduzem, ou se reduzem muito menos do que era procurado. Isto era sabido. É Economia básica. A questão que se pode perguntar é esta: eu comecei por dizer que eram 20 mil milhões de euros de consolidação orçamental; eles conseguiram na realidade reduzir 6 mil milhões ao défice... Há aqui uma diferença interessante, de 14 mil milhões. Para onde é que eles foram? Ardeu, desapareceu, foi queimado, foi desperdiçado, puro desperdício. Puro desperdício. (...)»

Intervenção de José Maria Castro Caldas, no debate promovido pelo CDA, «Rejeitar o Orçamento, afirmar alternativas», que teve lugar no Liceu Camões, em Lisboa, no passado dia 31 de Outubro. Para ver e ouvir na íntegra.

2 comentários:

menvp disse...

Detroit também era anti-austeridade… e… levou com a falência em cima!
.
.
.
P.S.
-» A elite da finança e das corporações está apostada em destruir a Nações.
-» Armadilhou o sul da Europa pelo endividamento, quer com a colaboração de políticos medíocres, quer fazendo os estados resgatar com o seu dinheiro a corrupção financeira. Eles querem destruir as soberanias… dividir/dissolver as Identidades para reinar… tudo para criarem uma "massa amorfa" de gente inerte, pobre e escravizada e assim melhor estabelecerem a Nova Ordem Mundial: uma nova ordem a seguir ao caos – uma ORDEM MERCENÁRIA (um Neofeudalismo)... ou seja, a 'Ordem Natural' que emerge de um 'barril de pólvora' (leia-se, o caos organizado pela alta finança).
.
.
P.S.2.
-» Um erro numa folha de cálculo - num estudo que defende a implementação de medidas de austeridade - foi considerado pela comunicação social (nota: é controlada pela superclasse: alta finança - capital global) como um erro gravíssimo de consequências bíblicas… ora, mas depois… uma errata publicada posteriormente, que corrigiu alguns valores... mas que, todavia, no entanto, MANTEVE A CONCLUSÃO FINAL INTACTA... foi... ignorada pela pela comunicação social?!?!?!
-» Anda por aí muitas marionetas cujo trabalhinho é 'cozinhar' as condições que são do interesse da superclasse: emissão de dívida e mais dívida, implosão de Identidade Autóctone, etc.
Nota:
-> Um caos organizado por alguns - a superclasse (alta finança - capital global) pretende 'cozinhar' as condições que são do seu interesse:
- privatização de bens estratégicos: combustíveis... electricidade... água...
- caos financeiro...
- implosão de identidades autóctones...
- forças militares e militarizadas mercenárias...
resumindo: uma Nova Ordem a seguir ao caos… um Neofeudalismo!

Fernando Barros disse...

Eu gosto sempre de ouvir e ler o Prof Castro Caldas. Ouvi-o em Lisboa e leio-o agora. Porém fico com uma dúvida: será que o dinheiro se evaporou mesmo? Ou será em sentido figurado?