sábado, 29 de abril de 2023

Factos, valores e enviesamento ideológico dos economistas

 

No vídeo acima (com opção de legendas em português), Hilary Putnam, influente filósofo da ciência, explica que reconhecer a falsidade da dicotomia factos/valores não impede, pelo contrário, é condição necessária, da objetividade em ciência.  

Neste paper tenta estimar-se de forma quantitativa o nível de preconceito ideológico que atinge os economistas. Abaixo, tento aguçar-vos o apetite com duas das suas conclusões.

“A experiência fornece provas claras de que o preconceito ideológico influencia fortemente as ideias e os juízos dos economistas. Mais especificamente, verificamos que a alteração das atribuições de fontes de figuras mainstream para figuras menos/não mainstream reduz significativamente a concordância dos inquiridos com as afirmações. Curiosamente, este facto contradiz a imagem que os economistas têm de si próprios, com 82% dos participantes a afirmar que, ao avaliarem uma afirmação, apenas devem prestar atenção ao seu conteúdo e não às opiniões do seu autor.” 

“O efeito da orientação política nas opiniões dos economistas é ainda mais drástico quando examinamos a forma como as alterações nas fontes atribuídas afectam os economistas com diferentes orientações políticas. Mais especificamente, para os economistas de extrema-esquerda, a alteração das fontes apenas reduz o nível médio de concordância em 1,5%, o que é menos de um quarto do efeito global de 7,3% que discutimos anteriormente. No entanto, passar da extrema-esquerda para a extrema-direita da orientação política aumenta de forma consistente e significativa o efeito da alteração da fonte para uma redução de 13,3% no nível de concordância, que é quase 8 vezes (780%) maior em comparação com a extrema esquerda. Curiosamente, isto acontece apesar do facto de, em relação à extrema-esquerda, as pessoas da extrema-direita terem 17,5% mais probabilidades de concordar que, ao avaliar uma afirmação, só se deve prestar atenção ao seu conteúdo.”

A luta pelo pluralismo nunca está concluída e muito menos ganha. A meu ver, depois do 25 de Abril, talvez nunca, como agora, tenha sido tão importante defender a existência de condições para o debate. Perceber que, por muito que nos afiancem o contrário, há sempre alternativa.

Sem comentários: