quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O euro/UE em lume brando


Até ao fim do ano o BCE vai reduzir as sua compras de títulos de dívida, ou seja, vai arrefecer a bolha da valorização artificial das acções que se formou com o chamado QE (Quantitative Easing). Este programa de compras foi feito para dar dinheiro (criado electronicamente) às empresas e bancos que detinham essas acções, no pressuposto de que esse dinheiro seria aplicado na economia, produzindo crescimento e emprego.

De facto, no geral, a zona euro foi crescendo e o desemprego baixou, mas muito devagar porque a política orçamental não existe. Os Tratados proíbem os défices deliberados para estimular a economia, mesmo com grande desemprego, porque os Estados estão obrigados a financiar-se nos mercados. Por isso, ocorreu um crescimento muito pouco saudável porque o dinheiro foi reinvestido em actividades que não geram melhoria da produtividade nem subida de salários, apenas geram lucro fácil: bolhas do imobiliário, especulação nos mercados financeiros globais (agora em turbulência porque as cotações não podem subir sempre) e estagnação da procura interna.

Mesmo com o fraco dinamismo do consumo das famílias e o continuado endividamento geral, o BCE teme a explosão das bolhas e diz que vai fazer subir gradualmente a taxa de juro, em coordenação com a Reserva Federal dos EUA. Mas está indeciso porque também há sinais de arrefecimento na procura. Por outro lado, terá que decidir o que vai fazer ao dinheiro dos títulos que comprou, à medida que eles vão sendo reembolsados no fim do prazo.

Aqui entra a Itália. O comportamento do BCE no mercado dos títulos de dívida decidirá o caminho que as taxas de juro da dívida italiana vai tomar nas próximas semanas. O discurso de Draghi será, como sempre, ambíguo. Se quiser colaborar abertamente com a Comissão para obrigar a Itália a ajoelhar - os bancos italianos só sobrevivem com juros baixos - a estratégia de aplicação do dinheiro do BCE fará subir os juros para a Itália e teremos uma escalada no confronto com o governo italiano. Mas também pode adoptar uma estratégia mais neutra, até porque a Comissão também receia o abandono do euro pela Itália. Esticam a corda mas têm medo que ela parta.

Havendo escalada nos juros de Itália, Portugal sofrerá o contágio, como seria de esperar. Aliás, ele já começou (ver figura) e só aguarda novos desenvolvimentos. De facto, mesmo com um saldo orçamental positivo, Portugal, Espanha e Grécia não podem fugir a seu destino: são a periferia da zona euro que não tem economia para aguentar uma moeda que torna tudo o que é importado demasiado barato. Os sacrifícios, em nome da credibilidade nos mercados financeiros, são inúteis.

Os mercados sabem o que significa, no contexto de uma união monetária, ter uma moeda demasiado forte e não poder desvalorizá-la. Chamam-lhe risco de "redenominação" (saída do euro e declaração de que a dívida nacional será reembolsada em nova moeda - convenção "lex moneta"). No caso da Itália, esse risco é crescente, sobretudo com o actual governo. No caso de Portugal, não há esse risco imediato mas a escalada dos juros significará (depois de gastos os depósitos em reserva) o regresso à austeridade pura e dura. Ora os especuladores sabem que o nosso masoquismo europeísta um dia acabará.

6 comentários:

Anónimo disse...

Exacto. Por uma lado o "masoquismo europeísta", inoculado às volúveis massas.
Por outro o correspondente sadísmo das elites Euro-Unionistas, locais e "comunitárias".

S.T. disse...

Muito bem perspectivado o futuro próximo da zona euro.

Muito mais haveria a dizer, quer a nível de detalhe quer nas circunstâncias envolventes, mas as grandes linhas estão no texto de Jorge Bateira.

As elites portuguesas continuam em estado de negação, e a sua paralisia mental vai custar muito caro a todos os portugueses. Esperemos só que o actual governo não cometa o disparate de agravar a dependência através de compromissos "impuros".

S.T.

Margarida Chagas Lopes disse...

Parabéns pelo seu post, Caro Jorge Bateira. Sublinho a sua grande oportunidade num momento em que ainda se pensa que poderemos resistir incólumes à crise italiana.

Anónimo disse...

Muito boa reflexão a de Jorge Bateira.

Agora, só falta aparecer Jaime Santos a exigir o programa detalhado com pilhas de anexos.
Entretanto, aperte-se-lhe mais o garrote e as grilhetas e aprofunde-se os instrumentos europeus de tortura económica e social que ele gosta.

Anónimo disse...

Muito bom

S.T. disse...

Bem..

Já que não aparece por aqui nenhum tótó a agitar o espantalho da Venezuela, porque não falar da Argentina?

É que a Argentina continua a ser um exemplo de endividamento em moeda estrangeira e "ajudas" falhadas do IMF/FMI. E é um país presidido por um liberal de direita que deitou a perder uma recuperação frágil com as suas políticas neoliberais.

Como de costume um linkezito para um artigo que desenvolve as más práticas do IMF/FMI:

https://www.forbes.com/sites/francescoppola/2018/10/28/the-imf-has-learned-nothing-from-the-greek-crisis/#d86d7c76f3c2

Note-se que tal como na Grécia o IMF insiste em fazer empréstimos em condições que não asseguram a sustentabilidade e representam um pesado fardo para as populações dos países "ajudados".
S.T.