quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O Capital, 150 anos depois

Em outubro, a cooperativa Cultra organiza dois cursos de leitura d'O Capital de Marx: no Porto nos dias 13 e 14, e em Lisboa nos dias 20 e 21. Aqui fica o texto de apresentação do curso:

"Embora o seu primeiro volume tenha sido publicado em 1867, O Capital já estava a ser preparado por Marx há pelo menos duas décadas. Para decifrar os mistérios da organização económica, Marx propôs uma investigação às raízes do problema – era essa a chave do radicalismo, como defendia numa carta a Kugelmann em julho do mesmo ano. A obra partia, por isso, da análise da mercadoria e da sua troca, passando pelo estudo do valor, do trabalho e da exploração, das relações entre classes, da acumulação de capital e das crises do sistema.

Porque passam agora 150 anos desde a sua publicação, a Cultra organiza um curso de leitura da obra que expõe as contradições ocultas do capitalismo. Neste curso, discutimos ainda outras obras fundamentais de Marx e Engels, percorrendo a história dos conceitos e do método condensados nos três livros d’O Capital.


A recente crise financeira, as novas formas de organização e exploração do trabalho e a evolução dos conflitos sociais confirmam a atualidade da crítica de Marx. Hoje como antes, a leitura d’O Capital ajuda a compreender as transformações dos nossos tempos, a urgência de alternativas e o papel decisivo das escolhas. Afinal, o mundo continua a ser “composto de mudança, tomando sempre novas qualidades”. Tudo depende das vontades."

Nestes cursos, participo numa conversa sobre as crises recorrentes do capitalismo e a forma como estas foram tratadas na obra de Marx. As ondas longas do desenvolvimento capitalista e as alterações profundas das estruturas sociais e das relações de produção e distribuição dos recursos são o foco principal do debate, no qual se discute também a última crise financeira de 2007-08 e a década pós-crise.

As inscrições para o curso do Porto estão disponíveis aqui, e para o de Lisboa aqui. Fica o convite para todos os interessados.

Sem comentários: