terça-feira, 30 de outubro de 2018

Acaba por disparar


“Bolsa brasileira dispara para máximo histórico após vitória e discurso de Bolsonaro”, informava o Negócios. O discurso e o programa económico têm todos os ingredientes de que este capital gosta: muitas referências a “empreendedores” e a “propriedade privada”. “Tem de vender tudo”, como já declarou o economista da Escola de Chicago Paulo Guedes, o futuro Ministro das Finanças.

Em artigo recente no El Pais Brasil, “Escola de Chicago floresce no autoritarismo”, Joaquím Estefanía fala do “estranho vínculo”, que se pode repetir no Brasil, entre autoritarismo político e neoliberalismo. Mas não há nada de estranho nos vinculados valores e interesses materiais. Aliás, a associação entre limitação, ou mesmo eliminação, da democracia e expansão radical do poder capitalista, perdoem-me, dos mercados, assim é que é suposto ser, tem sido teorizada pelos próprios neoliberais, quer nos meios, quer nos fins da política. E, para lá de devaneios distópicos, os neoliberais não são “anarcocapitalistas”, ao contrário do que diz Estefanía, mas antes gente que sabe que o poder do Estado é absolutamente fundamental para o triunfo do seu programa de sociedade.

A ameaça mais profunda está na economia política e na política económica. É isto que muita gente à esquerda tem descurado, aceitando muitos dos termos dos seus inimigos. Olhem sempre para a forma como um certo capital acaba por disparar...

21 comentários:

Paulo Marques disse...

"The hidden hand of the market will never work without a hidden fist [...] And the hidden fist that keeps the world safe for Silicon Valley's technologies is called the United States Army, Air Force, Navy and Marine Corps. " - Thomas Friedman

Todo o artigo é um mimo, aliás.

Anónimo disse...

Paulo Portas diz que não vê nada reprovável na vida do Bolsonaro. Já o Bolsonaro diria que não vê o Paulo Portas, apenas vê um homossexual, ou um preto, ou um índio. Enfim, uma minoria.

Essa equipe económica do Bolosonaro está nos anos 50 do século passado. Como diz Janine Riberio no Valor de ontem toda a pesquisa no Brasil estás nas Universidades e empresas públicas (Embrapa, Fiocruz, Petrobras...) se privatizarem, ou seja, se internacionalizarem, não sobra nada, talvez fábricas de colher pau. Economia é conhecimento, estúpido que acha que é Chicago.

Talvez o povo brasileiro tenha simplesmente escolhido aquilo a que agora se chama democracias iliberais e antigamente a gente chamava ditadura.

Anónimo disse...

Um muito bom post com dois comentários apropriados

Geringonço disse...

"mas antes gente que sabe que o poder do Estado é absolutamente fundamental para o triunfo do seu programa de sociedade."

Tenho defendido isto desde que comecei a ter uma ideia do que é neoliberalismo!
Mas ainda vejo gente que se diz de esquerda a repetir "eles querem acabar com o Estado"!

E os próprios anarcocapitalistas para verem o seu ideal de sociedade concretizado vão descobrir rapidamente que, também eles, precisam do Estado ultra repressivo... É sempre assim...

Anónimo disse...

Entretanto Santana Lopes , ex-PSD e ex qualquer coisa mais, que vê aparecer a denúncia de negócios suspeitos em sítios de que foi primeiro responsável, diz que a democracia será fortalecido com bolsonaro

Basta riscar um pouco o verniz e este estala de todo.
É desta massa que a nossa direita, dita civilizada e democrata, é feita

Jose disse...

«...o poder do Estado é absolutamente fundamental para o triunfo do seu programa de sociedade»

É isso diferente para o socialismo? Eu digo que não só na é diferente como é condição sine qua non.

Para o capitalismo, que tem os seus fundamentos desde que o mundo é mundo, basta que o Estado não atrapalhe demasiado para que seguramente prospere.



Anónimo disse...

PPP orçamento do estado 2 mil milhões - 2018

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/orcamento-do-estado/detalhe/factura-das-ppp-em-2018-iguala-valor-do-defice

768 milhões - para bancos 2017

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/03-jul-2018/interior/estado-gasta-mais-768-milhoes-de-euros-com-bancos-falidos-em-2017-9540686.html

mil milhões - bancos 2018

https://eco.pt/2017/10/20/bancos-falidos-vao-custar-mil-milhoes-ao-estado-em-2018/

benefícios fiscais a edp triplicaram em 2017

https://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2018-10-30-Beneficios-fiscais-para-a-EDP-triplicaram-no-ano-passado-1#gs.WxntsUE

Anónimo disse...

Pobre jose

Os fundilhos das calças como fundamento da criação do mundo? Quiçá da própria humanidade? Ou da própria origem do jose?

Há uma seita fundamentalista religiosa que acredita que a Terra tem 6 000 anos. Parece que alguns dos seus principais chefes praticam também o porno-riquismo. Este seria também um segundo elemento de ligação ao próprio jose. O primeiro seria a crendice ignorante e, é forçoso dizê-lo, idiota

Anónimo disse...

Ao longo da história há sempre tiranos, déspotas, reis ou chefes religiosos ou tribais que têm tentado basear a sua condição, de acordo com os seus próprios fundamentos.

Uns diziam-se deuses na terra,outros a encarnação de deus, outros ainda acreditavam que a sua origem emanava dos excrementos divinos e passaram a vida a cumprir a sua condição de trampa.

Sabemos que jose tem admiração por alguns destes tipos.

Anónimo disse...

Confessemos que para alguém sair em defesa "disto" é porque manifestamente está atrapalhado. Viu-se nu. Nu, como no ginásio diante dos seus parceiros ginasticais.

E tal sucedeu perante uma frase soberba de João Rodrigues:

"Aliás, a associação entre limitação, ou mesmo eliminação, da democracia e expansão radical do poder capitalista, perdoem-me, dos mercados, assim é que é suposto ser, tem sido teorizada pelos próprios neoliberais, quer nos meios, quer nos fins da política.

Ora vejam o que jose dizia em pleno consulado salazarista sobre a acção benéfica da pide na protecção dos mercados? Ou no seu apoio às medidas económicas e políticas de Pinochet? Ou na sua imitação grotesca de um bolsonaro feito à medida da sua condiçãozita?


Por outro lado, confessemos que dá algum gozo ver quem sistematicamente tenta atiçar os cães do poder torcionário para cima de quem trabalha, vir agora um pouco aflautadamente pedir para o Estado não atrapalhar.

Viu-se jose exposto na sua condição de neoliberal assumidamente anti-democrático.

E só lhe saíram tais bojardas

Jose disse...

Exibir com exuberância a sua ignorância é apanágio de cretinos em que os esquerdalhos soem exceler.

E se se sentem desconfortáveis com um qualquer ponto de partida, logo criam um outro onde possam fundar as banalidades usuais.

Anónimo disse...

É isto:

https://www.zerohedge.com/news/2018-10-30/pepe-escobar-blasts-brazils-bolsanaro-welcome-jungle

Paulo Marques disse...

É ignorância citar o teu líder supremo logo no primeiro comentário? Tá certo.

Anónimo disse...

Mais uma vez jose foge ao tema do post

O coitado exibiu com exuberância a sua ignorância. Se ele se auto-considera um cretino é lá com ele

Volta no seu último parágrafo, a voz como que aflautada, a tentar esconder que o seu ponto de partida é “ desconfortável “.

Desconfortável? Qual carapuça. A imagem patente é a da idiotice de seita religiosa à procura agora de um “ponto de partida” como desculpa cobarde para a sua abissal ignorância

Efeitos ainda do confronto com a frase citada de JR?

Uma ida ao ginásio para não se sentir só

Jose disse...

'Mais uma vez jose foge ao tema do post'

E se se sentem desconfortáveis com um qualquer ponto de partida, logo criam um outro onde possam fundar as banalidades usuais.

Anónimo disse...

Mais uma vez jose fala do seu umbigo

Para fugir ao tema do post como é óbvio.

O ponto de partida do capitalismo, que segundo a doutrina bestialmente idiota, tem os "seus fundamentos desde que o mundo é mundo", é também algo que dificilmente passa incólume.

Há assim que criar um novo "ponto de partida" . Qualquer que seja, desde que não se fale nas asnices do dito nem de bolsonaro.

E sobretudo da denúncia que "os neoliberais não são “anarcocapitalistas”, ao contrário do que diz Estefanía, mas antes gente que sabe que o poder do Estado é absolutamente fundamental para o triunfo do seu programa de sociedade".


Saia aí mais uma voltinha ao ginásio para os amigos de jose apreciarem o umbigo do amigo

João Pimentel Ferreira disse...

O país da América Latina mais próspero, com maior qualidade de serviços públicos, melhores salários e maior PIB per capita, é o Chile. O mais miserável é a Venezuela. Alguém encontra um padrão com referência à teoria económica e à escola de Chicago?

Anónimo disse...

Sim.

Alguém encontra vários padrões.

Mas tudo isto já foi discutido e joão pimentel fereira saiu daqui a insultar os demais e a jurar que não voltava.

Se o pimentel ferreira não tem consideração pela sua palavra, nós por aqui temos a consideração devida por coisas assim.

Não passa. Nem o pimentel ferreira nem o Myses que andou aqui a tentar vender.

A tralha neoliberal não passa.

Anónimo disse...

A última vez que joão pimentel ferreira apareceu por aqui, com o seu nome próprio, não disfarçado de outros nicks e com esta foto do século passado, não só foi para insultar o LdB como blog, como também os seus autores. E num misto de paroxismo histérico com um descontrolo emocional patético jurou que não voltava.

Como se sabe voltou e tem voltado. Muitas vezes. Mas a cena com que tinha dito adeus foi tão canalha, que tinha tido a vergonha de voltar "incógnito" para assim não lhe atirarem à cara mais uma vez o que de facto é.

Num dos seus últimos nicks, assumia-se como "Vitor" e envergava o fatinho dum contestatário anti-neoliberal...embora defendesse tudo o que fosse do foro. Uma espécie de cavalo de Tróia para fazer passar a sua tralha ideológica.

Infelizmente ( para ele) auto-desmascarou-se e meteu o rabinho entre as pernas. E o "Vitor" sumiu-se, não sem antes apagar o comentário que o identificava como joão pimentel ferreira

https://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2018/10/repeticao.html


Agora volta a apresentar assim deste modo a escola de Chicago. O tema já teve pasto para muitas linhas. E já se falou de Myses, defendido apologeticamente por aquele, como até de Goebbels, que este tipo teve a falta de vergonha de citar.

Pode-se indicar alguns dos locais onde se encontra a discussão à volta deste assunto e do devido desmontar da tralha neoliberal.

Por agora vem esta a propósito de denunciar mais uma vez o trafulha que é o Vitor. Pode parecer excessivo chamar assim deste jeito "trafulha" a um tipo. Mas confesso que este termo é apenas o mais suave para qualificar pimentel ferreira. E como o é ( trafulha) espero que o autor do post mo desculpe.

Diz o vitor pimentel aonio eliphis ferreira etc etc etc:
"O mais miserável é a Venezuela."

De como ele tira tal conclusão é um mistério

https://www.indexmundi.com/g/r.aspx?v=67&l=pt

https://www.indexmundi.com/map/?t=0&v=67&r=sa&l=pt

https://www.indexmundi.com/map/?t=0&v=67&r=ca&l=pt

Tem "jeitinho" o sujeito. Ainda se candidata a um lugar para o séquito do ministério da propaganda dos bolsonaros a haver.

João Pimentel Ferreira disse...

Ora vede caro Cuco
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Latin_American_and_Caribbean_countries_by_GDP_(nominal)

Basta ordenar por PIB per capita! Onde está o Chile? Onde está a Venezuela?

Anónimo disse...

Pobre pimentel ferreira.

Pobre e desonesto pimentel ferreira.

Pobre, desonesto e ignorante pimentel ferreira

Deixando para trás esse tal cuco que alegra a vida de pimentel ferreira e da nossa querida Nádia,será necessário ver o que escreveu Pimentel ferreira?

Bora lá ver:
"Blogger João Pimentel Ferreira disse...
O país da América Latina mais próspero, com maior qualidade de serviços públicos, melhores salários e maior PIB per capita, é o Chile. O mais miserável é a Venezuela."

Não é. De facto a Venezuela não é o mais miserável.

Pimentel ferreira mentiu. Aldrabou. Fez jus à sua profissão e ao seu carácter. E à sua ideologia

Agora quer desta forma idiota apresentar outra história

Esteja à vontade joão pimentel ferreira. É sempre um prazer desmascarar este tipo de fraudes. Ainda para mais quando tão manifestamente...medíocres ( um eufemismo, eu sei)

Lolol