terça-feira, 1 de junho de 2021

Bidenomics?


Joe Biden está a romper, em matéria de política interna, com o seu percurso anterior de novo democrata. As suas recentes declarações parecem confirmar a mudança na política económica do outro lado do Atlântico: “na economia que estamos a construir, os aumentos de salários não são um defeito, são um feitio”. 

A UE foi construída contra esta lógica, dado que se trata de atingir deliberadamente, através de instrumentos de política controlados nacionalmente, o pleno emprego e assim favorecer um reequilíbrio das relações entre trabalho e capital: “em vez de serem os trabalhadores a concorrer por empregos escassos, são os patrões que concorrem entre si para atrair os trabalhadores”, aumentando salários e melhorando condições de trabalho, o que aliás induz investimentos que aumentam a produtividade. 

E não esqueçamos o aumento da confiança na acção colectiva de quem trabalha e a melhoria relativa na posição dos mais subalternos induzidas por políticas económicas com objectivos sociais universais, centradas no direito ao trabalho e no trabalho com direitos. 

Como Michal Kalecki assinalava, em 1943, por isso é que a política económica de pleno emprego desagrada a uma minoria poderosa e a uma certa ciência económica, que nunca passou de uma racionalização do privilégio.

2 comentários:

TINA's Nemesis disse...

Sabemos bem como podemos confiar nas declarações de políticos, especialmente aqueles que têm um histórico de declarações racistas, que contribuíram para a criação de um sistema penal que tem como alvo predilecto os negros, que apoiam crimes de guerras (como o Iraque), que têm carreiras políticas baseadas em ataques às funções sociais do Estado, que são facilitadores do genocídio na Palestina, que protegem a corrupção de Wall Street, que arranjam sempre mais dinheiro para o Pentágono e para as forças policiais (cada vez mais militarizadas), que expulsam emigrantes (Obama e Biden expulsaram muitos mais imigrantes que Trump em igual período)...

Biden antes de ser eleito:
"Vou eliminar as dívidas dos estudantes"

https://www.forbes.com/sites/adamminsky/2020/10/07/biden-affirms-i-will-eliminate-your-student-debt/?sh=3fe37b1b58a7

Biden depois de ser eleito:
"Biden deixa cair o perdão das dívidas dos estudantes"

https://www.forbes.com/sites/zackfriedman/2021/05/21/biden-drops-student-loan-forgiveness-from-latest-budget/?sh=7c63b19b691e

As grandes empresas (especialmente as da restauração) estão com dificuldades em arranjar trabalhadores, o que é que o protector do trabalhar Biden tem a dizer? Isto:

"Biden diz que quem tem condições de trabalhar tem que aceitar o trabalho senão perde o subsídio de desemprego”
“Ninguém deve ter permissão burlar o sistema e vamos insistir para que a lei seja cumprida”

https://nypost.com/2021/05/10/biden-people-able-to-work-must-take-jobs-or-lose-unemployment/

Pois é, ninguém pode burlar o sistema... a não ser os corruptos de Wall Street e os do grande negócio que foram fazer queixinhas ao senil Biden para obrigar os trabalhadores aceitarem imediatamente os magníficos trabalhos em cadeias de restaurante fast-food pois os CEO tem bónus para acumular…

É assim que o protector do trabalhador Biden defende os trabalhadores?

Como é fácil descobrir as colossais aldrabices do Biden, fica mal as pessoas com mente progressista passarem a ideia que o racista pró-guerras Biden é o novo FDR, porque o novo FDR ele nunca teve intenções de o ser, até porque os interesses corruptos que mandam em Biden não querem…
Até contra a criação de um serviço nacional de saúde o podre Biden é contra, é sempre a mesma desculpa "não há dinheiro"!

"Por que as ambições dos democratas em relação à saúde estão diminuindo rapidamente"
https://www.vox.com/policy-and-politics/22422793/joe-biden-health-care-plan-obamacare-medicare-public-option

Não vou contribuir para a farsa que é o governo neoliberal pró-guerra de Biden, desejo que o povo norte-americano se mobilize e combata as força corruptas que se apoderam do Estado e que estão a destruir os EUA e o mundo, especialmente o Médio Oriente.

Anónimo disse...

TINA’s Nemesis eu também acho que Biden não é suficientemente progressista para levar a cabo as tarefas que propôs enquanto candidato à presidência ! No largo contingente democrata nas eleições primárias por certo havia pelo menos dois , Warren e Sanders , que dariam mais garantias . Mas por certo que os EUA estão mais bem servidos com Biden e Harris do que estariam com Trump e Pence, num segundo mandato. Disso não tenho dúvida, pois vivi sob a sua “tutela” 4 anos!
E já agora penso que tanto Forbes( 95% capital chinês ) como o NYPost (Rupert Murdoch’s) não serão propriamente as mais independentes fontes de informação...
Avelino Pais