segunda-feira, 21 de junho de 2021

Ainda a produtividade. Agora com desenhos.

A propósito do post do Nuno Serra, deixo-vos quatro parágrafos rápidos e dois desenhos.

Projetando uma das medidas de produtividade mais frequentemente utilizadas, o PIB a preços constantes de mercado por pessoa empregada a tempo inteiro ou equivalente, é fácil de ver que, desde 1995, a produtividade cresceu mais em Portugal do que na Alemanha, no Luxemburgo e do que na média da Zona Euro.


Se acrescentarmos a Irlanda à comparação, o que vemos? Que a evolução da sua produtividade é de tal modo díspar que a projeção gráfica se torna praticamente ininteligível.


Quer isto dizer que os trabalhadores irlandeses se tornaram comparativamente muitíssimo mais produtivos?

Não. Significa, em grande medida, que, em resultado do dumping fiscal promovido por aquele país, empresas como a Google ou Apple fogem aos impostos sediando ali a sua faturação independentemente do lugar onde esta foi efetivamente originada e que, no processo, empolam artificialmente o PIB irlandês, enquanto, simultaneamente, criam pouco ou nenhum emprego.

E o Luxemburgo? Porque caiu ali a produtividade a pique em 2007?

Digamos que o negócio de lavar dinheiro tende a não correr tão bem quando parte dos mafiosos e dos especuladores financeiros internacionais se confronta com a possibilidade do juízo final e todos os recursos até ali sonegados ao controle público tem de retornar aos seus balanços para lhes devolver uma aparência de respeitabilidade e conformidade contabilística.

(2ª parte, aqui)

Sem comentários: