quinta-feira, 17 de junho de 2021

Passos Coelho a pensar nos pobres

 

Entrevista dada, em Setembro de 2012, por Pedro Passos Coelho sobre as vantagens de mexer na TSU. 
 
Foi uns dias depois de querer aumentar a TSU dos trabalhadores de 11% para 18% (cortando os seus salários líquidos em 7%) e reduzir a das empresas de 23,75 para 18%... mas também dois dias antes da manifestação nacional que juntou nas ruas mais de um milhão de portugueses, o que o forçou a recuar na medida.
 
Vale a pena ouvi-la outra vez para julgar o grau de insensibilidade social, de falta de contacto com o mundo das pessoas, de Pedro Passos Coelho:
A medida "não tira aos pobres para dar aos ricos", "julgo que não" é uma experiência laboratorial: é "uma medida necessária", porque "actua a longo prazo sobre a competitividade do país e das empresas, na medida em que coloca, de facto, os custos do trabalho mais baixos em termos permanentes. (...) Esta medida tem um objectivo que não é trivial que é o de dar, a médio e longo prazo, maior competitividade às empresas." (14m).  


7 comentários:

Anónimo disse...

O que esperar de um indivíduo que nunca na vida soube o que era trabalhar?!

Paulo Marques disse...

É bom que se fazem reformas quando há confrontos, diz o homem que recuou no único confronto que teve.

Anónimo disse...

"...e reduzir a das empresas de 23,75 para 18%..".
Se Biden e Bruxelas (a Alemanha) conseguirem os seus intentos (conter os 12% da Irlanda),chate, a breve trecho esta taxa será de 15% !!!.
Como reagirão as esquerdas?. Portugal para fora da UE?. Com os seus insólitos 23%?.

estevesayres disse...

O mais triste disto tudo, é esta "comunicação social" dar tempo de atenta aos traidores, os tais que fizeram parte do governo (PSD/CDS) de traição-nacinal de Passos e Portas , tutelado pelo reaccinário Cavaco...

João Ramos de Almeida disse...

Caro anónimo,
Neste caso, tratava-se da taxa das contribuições para a Segurança Social e não de taxas fiscais. Maso assunto mereceria voltar lá. Um dia :-)

Gancai disse...

E a lembrar que foi este senhor que ajudou a entregar a EDP a acionistas que a par da evolução e rentabilização das formas de iluminação Led´s e companhia, conseguem deter e encarecer ainda mais a electricidade, aumento de diária de contadores ao mesmo tempo que entregaram a rede de distribuição REN aos mesmos. Aumento de competitividade? Deve estar a brincar com o pessoal. Logo que pretendamos inverter a balança de transações (exportar mais do que importar) eles encarecem a energia.
Por muito menos, gente desta era obrigada e Emigrar daqui para fora. Deve agora andar com saudades dos velhos tempos ou será que é um tal D. Sebastião que aparecerá numa certa manhã de nevoeiro, para nos safar a todos? Cara a cara tb disse à Ferreira leita que nunca aumentaria impostos. Não é suficiente a brincadeira e a gincana política, todos estão fartos desta gente benfeitora.

Unknown disse...

Nem mais. Espero que morram do próprio veneno. Cada vez se lê menos jornais.