quarta-feira, 2 de junho de 2021

A desinformação instituída no canal público


Helena Garrido (RTP3) comentou hoje à noite as 'recomendações' do Comissário Valdis Dombrovskis para a economia portuguesa. Veio com a ladainha de sempre sobre a grande dívida pública que agora não nos permite estimular a economia como seria desejável. Sistematicamente, ignora que os défices (adição anual ao stock da dívida) são necessários para que o desemprego não seja maior. Recusa-se a admitir que, numa crise, o défice deve ser grande para reduzir o seu impacto e criar condições para a recuperação. Sim, a dívida sobe (em % do PIB) mas depois, com a recuperação da economia, volta a descer (em % do PIB) porque o denominador crescerá mais que o numerador. Contudo, não é por acaso que as notícias falam sempre do crescimento da dívida em valor absoluto, em milhões. É para assustar o povo e evitar falar em termos relativos (face ao PIB), o que obrigaria a fazer uma análise mais sofisticada e muito menos dramática.

E lá vem a ladainha dos juros que vão subir porque os alemães têm medo da inflação e vão obrigar o BCE a deixar de intervir nos mercados financeiros. Antes de mais, é preciso dizer que o BCE não anda a imprimir dinheiro, como referiu; a moeda é virtual, é criada através das teclas do computador, são registos informáticos feitos pelo BCE, e pelos bancos quando concedem crédito, só isto. As notas e moedas são os trocos de que o comércio precisa para funcionar e não são relevantes neste processo.

Podia ter sido muito mais clara e dizer que haverá uma subida pontual de alguns preços em resultado da pandemia mas que isso não é um processo inflacionista pois não há, e não haverá, espiral salários-preços numa economia muito longe do pleno emprego.

E não diz que as compras de títulos pelo BCE nos mercados passa ao lado da inflação, apenas fazem valorizar os activos especulativos (tornando os ricos mais ricos) e, de caminho, controla as taxas de juro da dívida pública dos estados-membros. Podia mesmo ter dito que se a nossa taxa de juro já subiu alguma coisa foi porque o BCE deixou que subisse. Eles lá sabem onde querem chegar, mas sobre isso HG nada esclareceu, até dando a entender que os operadores financeiros é que assim decidiram.

Uma coisa é certa, se viermos a ter de suportar taxas de juro superiores à taxa de crescimento do PIB, repito, por vontade do BCE, então o peso da dívida vai crescer em 'bola de neve' e toda esta gente virá pedir austeridade. O que, além da crise política que produzirá, fará abortar a recuperação da crise económica e social, fará crescer o crédito mal-parado nos bancos, e mais fará subir o peso da dívida pública. Aí sim, os mercados entrariam em pânico.

O BCE não é a Reserva Federal dos EUA, mas também não creio que vá contribuir para uma nova crise na Zona Euro. Isso levaria novamente ao poder Salvini em Itália, e faria de Marine Le Pen a presidente de França. Agora, por vontade dos falcões da CE, como este Dombrovskis...

1 comentário:

Monteiro disse...

Quem é Valdis Dombrovskis? Num comentário que vi de Vilna um velhote perguntava o que vai ser deles quando acabar a madeira dos bosques. Era isso que a Helena Garrido lhe devia ter perguntado mas parece que está tudo à espera do Hitler.