segunda-feira, 22 de junho de 2015

Porque devemos apoiar a Grécia


«Vilipendiado e atacado, tanto por políticos como pelos media, o «crime» do Syriza é representar os direitos e a dignidade do povo grego, em vez dos interesses financeiros e empresariais que, normalmente, põem e dispõem das instâncias de decisão política europeias. É por isso que o Syriza mantém a popularidade, e é também por isso que as instituições europeias estão tão furiosas. (...) A Grécia tem sido vítima de um dos exemplos mais brutais de austeridade dos últimos tempos. (...) Depois de 1945, aprendemos que só se pode ressuscitar um país com uma combinação de anulação das dívidas e crescimento. Foi assim que a Alemanha pode recuperar da guerra, graças às políticas racionais de países como a Grécia. Mas os atuais líderes europeus estão determinados em humilhar e derrotar um governo que está a colocar em causa todo o credo das políticas económicas contemporâneas. Que deus nos livre de a Grécia demonstrar que, afinal, existe mesmo uma alternativa. (...) A Grécia é esperança. É uma oportunidade das que só acontece uma vez em cada geração. Não a deixemos passar.»

Tradução de Mariana Avelãs do artigo de Nick Dearden, no Global Justice Now. Realiza-se hoje uma concentração em Lisboa, de apoio à Grécia, pelo fim da austeridade e pela mudança na Europa. É no Largo Camões, a partir das 19h00. Apareçam.

6 comentários:

Anónimo disse...

E depois existem as pessoas que não veem o óbvio que isto é. Enfim. Continuam com as suas posições radicais e irredutíveis.

Jose disse...

Um chorrilho de asneiras como se a Grécia saísse de uma guerra ou desastre natural quando efectivamente tão só se pôs termo a um ciclo de irresponsabildade e corrupção.
Mas como o Syriza usa a treta de esquerda, tanto basta para a seita se mobilizar com o tradicional discurso dos 'coitadinhos' vitimados pelo capital.

Anónimo disse...

"só se pôs termo a um ciclo de irresponsabilidade e corrupção", pois por isso é que a Grécia ficou no bom caminho com o ajustamento.... Irresponsabilidade é partidos que se designam sociais democratas e socialistas gregos terem aceitado a chantagem à falta de mais capacidade política e terem criado o que agora estes (Syriza) querem desfazer de forma certamente mais prioritária.

O José vai estar sempre contra. E muitas vezes volta com argumentos que já foram rebatidos de forma clara, o que só mostra a falência da sua opinião.

Anónimo disse...

O Livre/Tempo de Avançar nunca apoiou as soluções do Siriza. Sempre julgaram melhor a capitulação do DIMAR, partido que servia os interesses do PASOK. Lá como cá, o objectivo do L/TA é salvar o status quo, a austeridade.

Anónimo disse...

Aliás, a fraquissima entrevista da Ana Drago (que resultou numa especialidade do Livre: as notas no FB) apontam o desnorte total nesta questão da austeridade. O Daniel Oliveira sempre disse que o que interessa é fazer bluff e à noite fazer o que quer o rei do Livre António Costa.

Ricardo disse...

check http://geopolitics.co/2015/06/25/leaked-greece-creditors-absurd-counter-demands/