sexta-feira, 12 de junho de 2015

O Que Fazer Com Este País

Sinopse

«O Que Fazer Com Este País pretende descortinar as origens dos problemas que hoje enfrentamos e reflectir sobre o futuro de Portugal à luz dos desafios actuais.

O livro parte de uma questão incontornável: quem são os responsáveis pelo estado a que chegámos? Menos do que ajustar contas com o passado, procura desconstruir vários mitos que dominam o discurso público sobre este tema, em particular a ideia de que os portugueses “viveram acima das suas possibilidades”. Só com uma compreensão menos superficial dos factores que conduziram à crise portuguesa estaremos aptos a tomar decisões acertadas sobre o que há-de vir.

A segunda parte do livro é dedicada à discussão sobre o futuro do nosso país e o que podemos fazer para o influenciar. Analisam-se, em particular, os desafios do combate à pobreza e às desigualdades sociais, da retoma económica e da criação de emprego, da mudança de perfil de especialização produtiva, bem como do enquadramento de Portugal na União Económica e Monetária europeia.

Para cada um dos temas referidos O Que Fazer Com Este País apresenta um diagnóstico fundamentado dos problemas e desafios que enfrentamos, bem como várias propostas para os ultrapassar, assumindo que em democracia o futuro está sempre nas mãos dos cidadãos.»

O lançamento será a 2 de Julho, às 18h30, em Lisboa.

Até lá serão publicadas diariamente algumas das principais mensagens do livro na página de Facebook criada para o efeito.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho facebook. Será que pode pôr esses textos aqui? Obrigado e boa-sorte com o livro.

Rui Esteves

Ricardo Paes Mamede disse...

Rui Esteves,
Conto pôr, mas não diariamente. Em qualquer caso, a página do Facebook em causa é de acesso livre, não é preciso ter conta. Obrigado.

Ricardo disse...

A maioria do povinho quer é festas(mesmo com frio é vê-los no ritual sardinheiro e cervejal do S.António)e futebol.E o mal não é terem tempo para isso,o mal é não o terem para o essencial.

Anónimo disse...

Bem, o ordenado não é muito e há que pedir uns cobres ao povinho. Um homem tem de ganhar a vida. Aposto que já está tudo publicado, aqui e ali. Mas com umas ofertas, com alguns subservientes a comprar, meia dúzia de alunos a bajular e a querer investir, chega-se sempre a 20 exemplares. Boa sorte. Se com esta idade o meu amigo já sabe tudo, em especial tem até a receita para tudo mudar, o meu amigo candidate-se a Presidente da República, como faz o Morais. Não sei se tem 35 anos, mas não lhe deve faltar muito por certo. Aí, dará o corpo ao manifesto e irá tentar convencer-nos de que é o filho pródigo que faz falta ao nosso Portugal. Estou ansioso para que o senhor passe da teoria à prática.

Anónimo disse...

Talvez devesse ler primeiro o livro antes de passar para o ataque. Críticas sem conhecimento de causa já nós temos em demasia neste país.