quarta-feira, 22 de abril de 2015

Debate: Segurança Social, fraude e precariedade

«A fraude afeta e enfraquece de forma significativa os recursos da Segurança Social, deteriora os níveis de proteção social dos cidadãos e põe em causa a futura manutenção e viabilidade do sistema. E surge muitas vezes associada à desregulação do Mercado de Trabalho e tem maior incidência nas situações de crise. Ao mesmo tempo é também evidente que existem milhares de contratados que são objetivamente trabalhadores por conta de outrem, mas obrigados a aceitar condições laborais precárias, disfarçadas num enquadramento de regime de trabalhador independente.»

No âmbito das Oficinas de Políticas Alternativas, o Observatório sobre Crises e Alternativas realiza amanhã, 23 de Abril, a partir das 18h00 no CES Lisboa (Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13) um debate sobre a Segurança Social, as formas de combater a fraude e o enquadramento dos trabalhadores independentes.

Participam nesta sessão Manuel Pires e Rosa Coelho Fernandes (ex-dirigentes do Conselho Diretivo do Instituto de Informática e Estatística da Solidariedade), que enquadram a discussão, seguindo-se comentários de Fernando Marques (Economista), Frederico Cantante (Sociólogo) e Tiago Gillot (Associação de Combate à Precariedade). A moderação do debate está a cargo de Luís Reis Ribeiro (Jornalista), cabendo o encerramento a Manuel Carvalho da Silva (Sociólogo). Apareçam.

Sem comentários: