quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Greve geral

«Ontem, foi a luta por uma democracia que representasse o interesse das maiorias sem voz; hoje, é a luta por uma democracia que, depois de parcialmente conquistada, foi esventrada pela corrupção, pela mediocridade e pusilanimidade dos dirigentes e pela tecnocracia em representação do capital financeiro a quem sempre serviu. Ontem, foi a luta por alternativas (socialismo) que as classes dirigentes reconheciam existir e por isso reprimiam brutalmente quem as defendesse; hoje, é a luta contra o senso comum neoliberal, massivamente reproduzido pelos media subservientes, de que não há alternativa ao empobrecimento das maiorias e ao esvaziamento das opções democráticas.
Em geral, podemos dizer que a greve geral na Europa de hoje é mais defensiva que ofensiva, visa menos promover um avanço civilizacional do que impedir um retrocesso civilizacional. É por isso que ela deixa de ser uma questão dos trabalhadores no seu conjunto para ser uma questão dos cidadãos empobrecidos no seu conjunto, tanto dos que trabalham como dos que não encontram trabalho, como ainda dos que trabalharam a vida inteira e vêem hoje as suas pensões ameaçadas. Na rua, a única esfera pública por enquanto não ocupada pelos interesses financeiros, manifestam-se cidadãos que nunca participaram em sindicatos ou movimentos nem imaginaram manifestar-se a favor de causas alheias. De repente, as causas alheias são próprias.»

(Do artigo de Boaventura de Sousa Santos, na Visão de 17 de Novembro. Na imagem, a pintura em serapilheira de Antonio Berni, «Manifestación», de 1934)

4 comentários:

Henrique PontedaLuz disse...

Aflitivo, meus Senhores, é o estado das coisas, mas que tenhamos todos um bom-dia!
O percurso cíclico do mundo leva-nos rapidamente para uma situação em que a crise de valores será tão gravosa que as cartilhas fundamentalistas religiosas não terão dificuldade em se impor. Nuvens negríssimas no horizonte. Precisamos de todos com urgência, tentar debelar o egoísmo que como inato nos foi incutido, procurar, -e não sei se foi mesmo aqui, no "Ladrões" que li- se não mais justiça(onde pára quem para a administrar?) , com certeza mais igualdade.
PELA CAUSA PÚBLICA!
PELA IGUALDADE ENTRE HOMENS!
CORRUPÇÂO MERECE PRISÂO!
Vamos, sem medo de perder regalias pessoais,acima de tudo, pelas gerações futuras.

Anónimo disse...

gamei, grato

Anónimo disse...

Ao ponto a que se chegou.

Anónimo disse...

Realmente, ao ponto a que se chegou, ser preciso este tipo de manifestação para chegarmos a...lado nenhum.
Quando é que os vandalos que insultam a policia e mandam grades abaixo vao tentar descobrir outra forma de protestar que nao seja criticar mas sim realizar?
É que fazer greves é facil, dá é um prejuízo do caraças.