quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Keynesiano Clássico (?) e o "Cainesiano Tuga" de João Miranda

8 comentários:

Eduardo Duarte disse...

Um bocejo... não encontro outra descrição para o articulado de palavras redigido por João Miranda. Para ele, talvez Keynes tenha sido uma mera invenção socialista.

Anónimo disse...

Espero que não se fique por esta forma, a resposta ao texto do JM, que apesar de aparvalhado, merece ser devidamente desmontado na base do pensamento e da teoria económica.
Cumprimentos

Nuno teles disse...

O meu ponto é que o texto de João Miranda recorre à falácia do "espantalho": arranja-se uma caricatura do oponente para argumentar. Sabendo que se dirige aos economistas de esquerda, aquela carapuça não nos assenta.

Neste caso são mesmo dois espantalhos, porque não consigo identificar o que João Miranda chama de keynesiano clássico.

Eduardo Duarte disse...

Creio que os pressupostos que, de acordo com JM, definem um "Keynesiano clássico", não existem, nem nunca existiram no passado. Nem o próprio John Maynard Keynes terá defendido alguns dos pontos enumerados. Pelo menos, não da forma redutora e simplista como foram elencados.

Por outro lado, sabendo que são campos inseparáveis, entristece-me o facto de alguns tentarem fazer com que a Ciência Económica ande a reboque de finalidades políticas populistas, sem se discutir o que realmente interessa que é, quanto a mim, que ferramentas temos à disposição para que esta malfadada crise tenha o menor impacto social possível e se almeje rapidamente a urgente retoma.

CS disse...

Caro Nuno Teles,

Sem metados dos méritos da sua ironia, fica a minha desmontagem da tese (?) do João Miranda:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/07/resposta-asduvidas-de-joao-miranda.html

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

UM REINO DE FAZ DE CONTA CHAMADO - PORTUCALE

ERA UMA VEZ UM REINO CHAMADO PORTUCALE. TODOS VIVIAM FELIZES COMO SE O AMANHA NAO EXITISSE.

OS GOVERNANTES GASTAVAM O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES SEM CRITERIO E SEM LIMITES. COMO OS IMPOSTOS QUE ARRECADAVAM NAO ERAM SUFICIENTES, IAM BUSCAR A BANCA INTERNACIONAL O QUE SE GASTAVA A MAIS.( ARRECADAVA-SE 100 EUROS E GASTAVA-SE 120 EUROS ).

DESDE 1995, O DEFICIT DE GASTOS EM RELACAO A ARRECADACAO DE IMPOSTOS ACRESCENTAVA ENTRE 5 A 7 % A DIVIDA EXTERNA DE PORTUCALE, ATE ATINGIR EM DEZEMBRO DE 2008 -- 348 MIL MILHOES DE EUROS.

UM CERTO DIA …… A BANCA INTERNACIONAL FEZ UM MANGUITO , E LHES DISSERAM: ( CARO REINO DE PORTUCALE, A PARTIR DE HOJE, SE ACABARAM OS EMPRESTIMOS, E TERAO QUE PAGAR AS AMORTIZACOES E JUROS ).

FOI O AI JESUS …………… ENTAO O GOVERNO DESTE REINO DE FAZ DE CONTA CAIU NA REALIDADE, E BATEU DE FRENTE EM UM MURO DE BETAO BEM FORTE.

QUAL O CAMINHO DA SOLUCAO ? E SIMPLES:

- VENDER TODOS OS BENS DO ESTADO
- PRIVATIZAR A SAUDE, TENDO TODOS QUE PAGAR FORTE E FEIO TODOS OS TRATAMENTOS E CONSULTAS
- CORTAR NOS GASTOS DE EDUCACAO
- CORTAR NOS GASTOS DAS FORCAS ARMADAS QUE ESTAO NO ESTRANGEIRO ( TIMOR / AFEGANISTAO / BOSNIA / ETC ………… )
- VENDER OS DOIS SUBMARINOS QUE CUSTARAM 1,2 MIL MILHOES DE EUROS
- PAGAR OS JUROS E AMORTIZACOES DA DIVIDA EXTERNA DURANTE DECADAS
- ACABAR COM O SUSTENTO DOS CHULOS DA SOCIEDADE ( OS COITADINHOS DOS CIGANOS E TODAS AS ETNIAS QUE VIVEM AS CUSTAS DOS CONTRIBUINTES )
- IMPOR LIMITES A TODAS AS REFORMAS DE NO MAXIMO 4.000,00 EUROS / MES( MAIS QUE SUFICIENTE PARA VIVER DIGNAMENTE )
- PAGAR APENAS UMA REFORMA PARA CADA PENSIONISTA ( ACABAR COM A MAMA DO PAGAMENTO DE DUAS, TRES E QUATRO REFORMAS AO MESMO TEMPO )
- CACAR SEM DO NEM PIEDADE QUEM FOGE AOS IMPOSTOS

DEPOIS DE APLICADOS ESTES REMEDIOS AMARGUISSIMOS DURANTE PERTO DE 10 ANOS, SEM FUGIR UM MILIMETRO. AI TERA O REINO DE PORTUCALE ATINGIDO O EQUILIBRIO.

E CLARO QUE O ZE POVINHO NESTA ALTURA JA TERA MORRIDO, E OU EMIGRADO EM MASSA, POR NAO AGUENTAR MAIS VIVER SEM ESPERANCA.

ESTA REALIDADE NO REINO DE PORTUCALE, E QUALQUER SEMELHANCA COM PORTUGAL ( ESTE RETANGULO PLANTADO A BEIRA MAR ) NAO E MERA COINCIDENCIA ..................................

OS ANOS VINDOUROS SERAO DURISSIMOS, E COM ESTA CORJA QUE NOS GOVERNA, E NOS DESGOVERNARA NOSSAS VIDAS, NAO TEREMOS A MENOR HIPOTESE.

ABSTENCAO EM FORCA NAS PROXIMAS ELEICOES LEGISLATIVAS E AUTARQUICAS 2009.

UM ABRACO DEMOCRATICO.

RAMIRO LOPES ANDRADE
ramirolopesandrade.blogspot.com

O Puma disse...

Seria um belo cartaz

para o centrão

Anónimo disse...

vocês são uns cainesianos! - acusou o doutor (e tudo!) medina carreira.