quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Sobre o poder das ideias arcaicas na Economia


Desde o início da crise que incrivelmente surpreendeu os “peritos” da economia, vimos um mito após outro ser destruído pelos factos. A redução do défice não levou ao crescimento do investimento por acréscimo da confiança. Emitir moeda numa economia gravemente deprimida não conduziu a uma inflação descontrolada ou ao afundamento do valor das moedas.
Chegou a hora da União Europeia parar de executar uma política económica baseada em mitos estúpidos. Se a chanceler alemã Angela Merkel, e outros líderes da União Europeia, não podem aceitar a realidade, então a Grécia e a Europa do sul ficariam bem melhor saindo do euro, deixando a Alemanha a nadar nos contos de fadas da Economia do século XIX. 

(Texto em inglês aqui)

3 comentários:

meirelesportuense disse...

Nunca fui um expert em Economia, mas seguindo os "elevados" pensamentos e raciocínios dos Liberais -Neo ou simplesmente Liberais- o aumento do poder de compra da população em geral é que tirará a Economia da desgraça!
É que não consigo compreender que seja exactamente o oposto o que é defendido por estes "inteligentes"...Se se quer um País para meia-dúzia, pouco importa se este está ou não na miséria, de certeza que no BurkinaFaso existirão milhares de multimilionários...Nem que sejam os seus governantes!

Nuno José disse...

Infelizmente é o que se continua a ensinar nas escolas e ninguém tem a coragem de dizer "mas isto é tudo mentira!!!!

Anónimo disse...

Parece já termos uma certeza, é que com as políticas monetaristas , que agora no novo vocabulário se designam de "austeridade" não houve qualquer investimento , ficãmos perante um cenário de estagnação económica , desemprego em massa, fuga de capitais, e de trabalhadores qualificados para o estrangeiro , agravamento das condições de vida da maior parte da população , dezindustrialização , desorganizaçãpo do aparelho de Estado e muitas outras situações nocivas que seria fastidioso estar a enumerar.