quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Debate: Protecção Social e Terceiro Sector em Portugal


«Nas reformas efectuadas ao longo de quase um século em matéria de assistência social e mais recentemente de solidariedade social, esteve e continua a estar a necessidade de transformar o velho paradigma assistencialista e residual num modelo capaz de responder aos mais recentes desafios da protecção social, uma cidadania social assente na efectivação de direitos e na participação activa de todas as partes envolvidas, concretizado através de medidas, programas, projectos.
Os desafios que se apresentam, no actual contexto, ao nível da protecção social são enormes e a solução a adotar face aos problemas presentes, bem como o rumo a seguir em matéria de Modelo de Protecção Social que desejamos, tornam o actual momento, também num momento decisivo para o futuro da cooperação entre o Estado e o Terceiro Setor. Que modelo queremos para Portugal?»

O debate, promovido pelo Observatório sobre Crises e Alternativas (CES Lisboa), com o apoio do Câmara Municipal de Lisboa, tem lugar amanhã, 26 de Fevereiro, no Centro de Investigação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13E), a partir das 18h00. Participam na sessão Cláudia Joaquim (Economista, autora do terceiro Caderno do Observatório, hoje divulgado), Eugénio Fonseca (Presidente da Cáritas Portuguesa) e Pedro Adão e Silva (Sociólogo). A moderação do debate será feita por Manuel Carvalho da Silva (Sociólogo, Observatório sobre Crises e Alternativas). Estão todos convidados.

Sem comentários: