sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Fórum da IAC: Dívida e Direitos Humanos


«Trabalho, saúde, educação, habitação, ambiente e qualidade de vida, segurança social, são direitos humanos consagrados em tratados internacionais e na Constituição da República Portuguesa. Em nome da dívida todos eles estão atualmente comprometidos devido à imposição de uma austeridade que não cura e só agrava o endividamento. O que vale mais? O serviço da dívida ou os direitos humanos?
Em Portugal, como nos outros países da Europa sujeitos ao castigo da troika, este é o momento para reafirmar a prioridade das necessidades e da dignidade das pessoas sobre os interesses da finança. Para denunciar como ilegítimo um serviço da dívida que sacrifica tudo o que verdadeiramente tem valor, penalizando sobretudo os que menos podem.
O Fórum é aberto a quem queira compreender as consequências da dívida nas nossas vidas e participar nas soluções.»

Organizado pela Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida, o Fórum tem início com a sessão «Dívidas e Direitos Humanos, uma causa sem fronteiras», que contará com intervenções de Rosário Caetano (professora), José Castro Caldas (economista), Maria da Paz Campos Lima (socióloga) e Yannis Bournous (activista político do Syriza) e com a projecção do vídeo «O que é para si a dívida?» (produzido por alunos do Liceu Camões). À tarde, decorrerão os «Workshops Dívida e Direitos Humanos» (Trabalho, Saúde, Educação, Habitação, Segurança Social e Ambiente e Qualidade de Vida), cujas conclusões serão apresentadas e discutidas na sessão de encerramento, em que participam Vítor Nogueira (economista, Amnistia Internacional) e Eugénia Pires (economista). A entrada é livre, podendo as inscrições ser feitas aqui).

Sem comentários: