terça-feira, 27 de maio de 2008

Um debate sobre o que importa

A Corrente de Opinião Socialista do PS no Porto vai organizar mais um debate sobre políticas públicas. É já no próximo sábado. No país mais desigual da Europa, o tema é mais do que oportuno.

Deixo aqui um excerto do artigo de André Freire, professor de ciência política no ISCTE, que saiu no Público de hoje. É sobre alternativas no campo da política económica com escala global: «Perante os sucessivos problemas do capitalismo desregulado, é urgente pensar nas alternativas. O jornalismo de referência tem aqui um papel fundamental, caso contrário estará a funcionar, voluntária ou involuntariamente, como um mero reprodutor das ideias dominantes. Mas os cientistas sociais que não se revêem no mainstream neoliberal têm também uma certa responsabilidade na fraca divulgação destas alternativas: mais empenhamento cívico precisa-se! As alternativas podem ser de difícil exequibilidade, sobretudo no curto e médio prazo, pois implicam uma alteração nas orientações políticas das grandes potências e das instituições internacionais (UE incluída), mas existem [o artigo escrutina algumas contribuições dadas por economistas heterodoxos]. Mais, ou reflectimos sobre elas e pensamos nas vias mais curtas e pragmáticas para a sua implementação, ou corremos o risco de, perante uma recessão mais cavada ao nível mundial, se entrar numa profunda deriva proteccionista e, quiçá, num novo conflito bélico mundial». Isto tem tudo a ver com o combate à desigualdade. Que é tarefa para toda a esquerda socialista e para todas as escalas.

1 comentário:

Anónimo disse...

O PS (Partido Socialista) ainda vai chegar à conclusão que se deixou infiltrar por agentes neoliberais oriundos do PPD/PSD que actualmente controlam completamente o Partido. Veja-se o trajecto de Sócrates. Simulou desligar-se do PPD/PSD e inscreveu-se no PS e conseguiu ir subindo até ao topo. Ainda há-de conseguir fundir o PS e o PPD/PSD. Passamos a ser um País de partido único sujeito a regras do liberalismo selvagem que põe os interesses duma Nação nas mãos de interesses privados sem escrúpulos.
Abramos os olhos enquanto é tempo!