sexta-feira, 16 de maio de 2008

Crise alimentar I - Lá como cá.

O Expresso de amanhã traz uma reportagem sobre o Bispo «Vermelho» D. Manuel Martins, bispo de Setúbal durante as décadas de oitenta e noventa. Um dos maiores activistas contra a pobreza e miséria que assolou (e assola) este distrito. A reportagem ganha actualidade com a actual subida dos preços de bens alimentares. Esta subida não afecta só os países mais pobres, onde os motins se multiplicam, mas sim todos os que estão em situação de carência. Em Portugal são pelo menos um quinto da população.

Segundo a famosa lei de Engel, são os mais pobres aqueles que gastam uma maior proporção do seu rendimento em bens de primeira necessidade. Ora, sendo estes os bens cujo preço mais tem aumentado, é natural que sejam os mais desfavorecidos os grandes atingidos pelo aumento dos preços. São por isso necessárias políticas de emergência que intervenham directamente junto das populações que vêem o seu escasso rendimento diminuir dia após dia em termos reais e que já não conseguem garantir um dos mais básicos direitos humanos, o direito à alimentação.

1 comentário:

L. Rodrigues disse...

Vou só esperar para ver quanto tempo demora a vir aqui um liberal dizer que não há direito nenhum à alimentação, e que isso são privilegiozinhos dos colectivistas.

Mas se calhar agora espantei-os... nunca se pode ganhar...