quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O renascer da política

Alertado por este post do Blasfémias, fui tresler o já famoso relatório sobre «A França e a Mundialização» encomendado por Sarkozy a Hubert Vedrine, antigo ministro dos negócios estrangeiros françês.

Existe, obviamente, muito para discordar neste relatório. Contudo, é de louvar a vontade francesa de fazer renascer os instrumentos de política económica, seja através do proteccionismo selectivo, seja através da regulação dos mercados financeiros. A economia é demasiado importante para ser deixada ao mercado.

Não resisto a fazer duas breves citações do relatório que facilmente podiam ter sido retiradas deste blogue:

«Os liberais e economistas adeptos da abertura sistemática recusam todas as medidas de protecção. Por outro lado, alguns invocam a protecção como panaceia. São dois erros dogmáticos. Algumas protecções justificam-se, outras são ineficazes».

«A crise financeira do Verão de 2007 nos Estados unidos colocou em evidência o carácter ilusório da auto vigilância dos investidores financeiros e o encadeamento onde os estabelecimentos de crédito escapam às leis bancárias (...)».

(a fraca tradução é da minha total responsabilidade)

5 comentários:

Guilherme Damas da Cunha disse...

Mundialização (ou Mondialisation)
Cumps

NC disse...

«A economia é demasiado importante para ser deixada ao mercado.»

Conceito básico do "nanny-state"ismo

;-)

NC disse...

«A crise financeira do Verão de 2007 nos Estados unidos colocou em evidência o carácter ilusório da auto vigilância dos investidores financeiros»

Se alguém disser que o mercado é um mar de rosas, está a mentir. A democracia também não o é...

Nuno Teles disse...

obrigado guilherme pela correcção.

Nuno disse...

Se nanny state é o modelo social europeu, eu sou pelo nanny state!
Agora parece-me que o tarzan se esquece q não se trata do mercado ser ou não um mar de rosas. O problema, qto a mim, é que aqueles que advogam a não intervenção do estado em tudo e mais alguma coisa, qdo as coisas correm mal são os primeiros a solicitar a sua intervenção, como agora aconteceu!