terça-feira, 4 de setembro de 2007

Ideias justas (I)

Em Portugal «os mais ricos têm 8,2 vezes mais que os mais pobres, o dobro da média nos 15. Por isso, além de outras políticas a desenvolver, parece admissível pensar nalgumas medidas de política fiscal, a saber: 1) introduzir um escalão entre 250 mil e 375 mil euros, a que será aplicada uma taxa de IRS de 45%; 2) acima desse valor a taxa de IRS será de 50%; 3) reintroduzir o imposto de sucessões para rendimentos acima dos 500 mil. São ideias que não tornam o mundo perfeito. Mas ajudam a combater as actuais e enormes imperfeições».

Nicolau Santos no Expresso. É sempre bom saber que ainda há jornalistas económicos com colunas de opinião que não se conformam com um dos principais problemas da nossa economia.

6 comentários:

ngoncalves disse...

Em que medida é que o Estado cobrando mais aos mais ricos vai tornar a sociedade melhor ?

Se é para tirar mais aos ricos, porque não dar directamente ao pobres sem o Estado como intermediário ?

NC disse...

«Mas ajudam a combater as actuais e enormes imperfeições»

Esta tese do Nicolau Santos parte de 2 pressupostos:

-Que os ricos são-no à custa dos mais pobres. Ou de outro modo rico=parasita.

-Que os ricos conseguiram atingir esse patamar de forma injusta ou, de alguma forma, ilícita.

Não valeria a pena discutir primeiro estes pressupostos antes de começar a sugerir receitas mágicas para este "problema"?

Nuno disse...

Eu julgo que abolir o sigilo bancário seria a medida mais justa de todas! Numa opinião algo pragmática afirmo q quem é contra isto tem algo a esconder!
Ao contrário que afirma o tarzan, os pressupostos que refere, bastante discutiveis, são totalmente laterais à discussão. Aqui o objectivo é reduzir as desigualdades sociais e não saber pq os ricos são mais ricos!

José Balça disse...

Não me parece que a lógica destas medidas sugeridas pelo Nicolau Santos tenham como intuito a perseguição aos Ricos. Ao contrário do que o Tarzan afirma, as medidas visam tão simplesmente o aperfeiçoamento de um modelo social que tem como principal objectivo a solidariedade e a diminiuição das desigualdades sociais. Acho 100% correcto que quem tem mais, deve contribuir com mais em termos proporcionais.

NC disse...

«Ao contrário que afirma o tarzan, os pressupostos que refere, bastante discutiveis, são totalmente laterais à discussão.»

Não é não... Como você próprio afirma, a desigualdade social é um mal. Se a solução que defende é actuar de forma a que os ricos tenham menos, então é porque se parte do princípio de que o problema está nos ricos e não nos pobres.

Guilherme Damas da Cunha disse...

Bom artigo. Boa medida. Mas está-se a falar daqueles com mais rendimentos (declarados) e nao dos mais ricos. Sao coisas diferentes.

Cumps