sábado, 15 de julho de 2023

Repita connosco, sr. professor: «os salários não acompanham a produtividade»


Depois da participação recente num «É ou não é» da RTP, onde afirmou, sem pestanejar, que «os salários acompanham a produtividade» (tendo depois partilhado, no twitter, o excerto em causa), esperar-se-ia que Ricardo Reis aproveitasse o seu espaço de opinião no Expresso desta semana para corrigir a afirmação (ou tentar justificar, de algum modo, por que razão difundiu uma ideia factualmente falsa, como ilustra o gráfico).

Mas não, nada disso. No seu artigo, o economista da London School of Economics prefere, numa opção pouco séria (desde logo na perspetiva do salutar debate científico), assobiar para o ar. Isto é, não deixando outra interpretação que não seja a de que continua a pensar, e a assumir, que «os salários acompanham a produtividade». Na verdade, aliás, até vai mais longe, sugerindo que os que dizem que «a produtividade não tem nada a ver com os salários» (quem disse isso, sr. professor?) fazem uma «leitura incorreta» da informação. É preciso ter lata.

Não estamos, sublinhe-se, a tratar de uma questão menor, lateral ou irrelevante, na argumentação de Ricardo Reis. Estamos a falar de uma ideia («os salários acompanham a produtividade») que sustenta todo um programa que é político, além de académico. Trata-se de um pilar do seu pensamento que, uma vez posto em causa, faz desmoronar todo o edifício. E não é nada plausível que Ricardo Reis não tenha noção disso.

3 comentários:

TINA's Nemesis disse...

Claro tem noção.
Tal como os troikistas têm noção de que se se generalizar o conhecimento sobre aquilo que se passou em 2011 para a frente se baseou na mentira "bancarrota" eles e elas ficam em apuros.
Pode ser que o povo chegue à conclusão de que foi alvo de um acto criminoso extremamente grave por parte de gente mesmo nada séria em posições de poder e comece a exigir justiça.

Anónimo disse...

Ricardo Reis, além de ser economista, é um político conservador neo liberal, por isso não me admira os seus comentários, que nada nos ensina.

José Brito de Oliveira disse...

Ricardo Reis é um economista, mas para além dsso é um político conservador neo liberal, por isso a mim não me admira os seus comentários. Enfim, acreditam aqueles que se enquadram na mesma política.