quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Desejo


Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Como já é hábito neste dia e neste blogue, deixo o Artigo 1.º da Constituição da República Portuguesa. 

No final deste ano parece ainda mais importante. Apesar de todos os recuos em relação ao ponto alto de 1976, a Constituição, onde a palavra liberalismo não aparece, ao contrário da palavra socialismo, permanece uma referência para todos os combates aqui e agora, incluindo os presidenciais: afinal de contas, o Presidente da República é suposto ser um garante da independência nacional. E esta pressupõe, entre outros, o controlo democrático da economia, sempre política. Talvez mais do que nunca, necessitamos de instrumentos de política decentes. Haja vontade popular. 

Bom ano de 2021.

4 comentários:

JE disse...

Essa constituição, ainda atravessada na garganta de uns tantos

Anónimo disse...

E este País "soberano", com perto de 1000 anos de existência, assiste, impâvido e sereno a um ato de sabotagem à sua economia, praticado pelo seu próprio governo entre 2011 e 2015.

JE disse...

Um acto de sabotagem? Do governo troikisto-passista?

Upa,upa que a luta contra o neoliberalismo e pela independência nacional não se resume a essas datas

Quanto aos actos de sabotagem praticados pelo governo... Só? Isto é quase água benta deitada aos porno-ricos e seus Kolaboradores.

Anónimo disse...

Soberana?. Texto constitucional e realidade a uma soberana distância um do outro.