quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Economix, 2ª edição

Acabou de ser publicada a 2ª edição em português de Economix, o livro de banda desenhada que tenho aconselhado a quem quer uma introdução divertida à ciência económica. Fica abaixo o texto que escrevi para a contracapa do livro (e garanto-vos que não recebo um tostão pela publicidade):

Em Economia não há leis, há múltiplas tendências, muitas delas contraditórias. Em cada circunstância, essas tendências podem ser mais ou menos evidentes, mais ou menos dominantes, dependendo do contexto histórico e do lugar em questão. As ideias económicas vão evoluindo, influenciadas pelos eventos e pelas polémicas que marcam o debate político e académico em cada contexto. Influenciadas também pelas ideias económicas que as antecederam e pelas tendências que, por uma razão ou por outra, foram enfatizadas por cada autor ou escola de pensamento. Influenciadas, sem dúvida, pelos valores, convicções e interesses de quem as produz e difunde.

Por isto é tão importante que o ensino da Economia se faça conhecendo o contexto em que as ideias surgiram e conhecendo os interesses e valores dos seus autores. E deixando claro a cada passo que a forma como se ensina Economia é ela própria influenciada pelos valores e convicções de quem o faz.

Pode parecer estranho que se adopte um tom tão sério para falar de um livro de banda desenhada, como este que tem nas mãos. Mas Economix é isto mesmo: um livro que leva a sério a discussão sobre os conceitos e ideias fundamentais da Economia, colocando-os no seu contexto histórico e doutrinário, de uma forma acessível à generalidade dos leitores, deixando bem claro que a história aqui contada reflecte as convicções do seu autor (com a qual não temos de concordar para saber apreciar).

Tem, porém, uma vantagem ainda maior face à generalidade dos livros de introdução à Economia: é tremendamente divertido. E é também um livro actual, ajudando-nos a perceber como as teorias do passado lançam luz sobre alguns dos grandes debates do presente (a globalização, o desemprego, as desigualdades, as crises financeiras, as alterações climáticas, o papel do Estado, etc.).

Nunca até aqui imaginei recomendar um livro de banda desenhada a quem quer aprender um pouco sobre esta ciência que alguém um dia apelidou de “sombria”. Michael Goodwin faz-nos o favor de nos ajudar a tirar a Economia das sombras. E nós agradecemos.

2 comentários:

Anónimo disse...

O ensino da economia mostra que não se pode chamar-lhe ciência económica.
Não se trata já de contradições.
O ensino da economia tem sido um instrumento, ou melhor uma arma na luta de classes, das elites contra as classes baixas.
E isto é demonstrável pelos níveis de desigualdade em que o planeta está mergulhado, pela exploração de recursos naturais e pela imbecil condução dos destinos do planeta por um império absurdo e tentacular na América do norte.

Anónimo disse...

Nem mais