Criticou-se a "renacionalização" da empresa, agora percebemos que a gestão privada foi tudo menos um exemplo de criação de valor para o país.
Criticou-se a decisão de salvar a TAP da falência, hoje quase todos reconhecem a importância da empresa para a economia nacional, seja pelo seu impacto no turismo ou pelo efeito de arrastamento que tem sobre muitas centenas de outras empresas.
Criticou-se o reforço da posição accionista do Estado, hoje percebemos que os accionistas privados não estavam disponíveis para pôr mais dinheiro na TAP (e que nenhum investidor de jeito tem interesse ou está em condições de o fazer neste momento).
Criticou-se a indemnização de 55 M€ a David Neelman, hoje sabemos que Neelman tinha direito a exigir 224 M€ em prestações acessórias (e poucos se atrevem a defender que mantê-lo como accionista seria uma boa ideia).
Critica-se agora o plano de reestruturação. Espera-se que quem o faz deixe claro que alternativa propõe.
10 comentários:
Pois,parece que,ao longo do tempo,cada momento é um momento Zero para a discussão da TAP.
Muitos dos que,hoje,falam do assunto estiveram, politicamente ou economicamente,ligados ao tema.
Ainda vão acabar por defender a "nacionalização". E,o que alguns dos "comentadores" de serviço, em programas sobre informação económica, o que fazem é efetivamente lançar mais confusão sobre as soluções para a TAP,por exemplo:a entrevista do José Ferreira ao Ministro da tutela.
Existe algum estudo a indicar o valor que a TAP contribuiu para o estado portuguès através do uso do hub de Lx quando vêm cá turistas e dos portugueses que vivem no estrangeiro e vêm cá nas suas férias? Será que a TAP foi ressarcida dos preços que foram cobrados abaixo do custo (eventualmente) aos nossos compatriotas quando cá vieram e será que a TAP foi ressarcida de ter estado no hub de Lx se, lucrativamente, era melhor a concetração de passageiros noutros hubs? Até termos todos estes valores, talvez não podemos optar por dizer que os 300,00/habitante é justo ou injusto.
Poderíamos, talvez, não querer mais o hub de Lx a funcionar tal como existe ou não dar atenção aos imigrantes portugueses. Mas, nesse caso estaremos a falar de outra coisa. Até lá, gostava de saber o real custo destas 'obrigações' da TAP. Depois podemos e devemos tomar opções.
Há quem defenda o interesse nacional
E há quem defenda os seus interesses particulares, mesmo que vendendo o país a retalho. Os tempos de chumbo do governo de Passos Coelho foram férteis nestes episódios, embora não seja de longe o único
As bandeiras dos socialistas sempre custam milhares de milhões.
Tudo sempre se centra em oporem-se à acção dos mercados.
Se a norma é que perdidos os capitais próprios se siga a recapitalização ou a falência, logo fazem leis que mantenham cadáveres económicos a empestarem os mercados. E dessa acção resulta a geral desresponsabilização de gestores, que de seguida sugerem ser inerente ao sistema que pela a sua acção pervertem.
E tudo são motivos para despejar dinheiros públicos sobre cadáveres, armados em salvadores quando são promotores de desperdícios.
A sua ideologia requer-lhes promover a crença que sem a sua acção sempre se segue o caos, quando o promovem pela incompetência reguladora e desastroso intervencionismo.
e no entanto a TAP perdeu uma percentagem enorme de rotas que nunca mais vai recuperar e nós vamos pagar 200.000 euros por empregado da TAP... PENSEM NISSO. O que o PS está a fazer é comprar votos... nada mais e nós estamos a pagar.
A SIC esta transformada numa Fox News, versao mais provinciana porque sediada na periferia do Imperio.
Entretanto os "comunistas" subsidiam as companhias aéreas nos USA.
"Airlines would get $17 billion in U.S. government aid to recall furloughed workers and help cover payrolls through March under a bipartisan pandemic relief package unveiled in Congress on Monday that won immediate backing from an industry group."
Inadmissível! ;)
https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-12-15/airlines-stand-to-get-17-billion-in-pandemic-relief-proposal
Não acham cómicos estes devaneios de jose?
Quando cantava odes piegas aos donos disto tudo, chamava-lhes terratenentes.
Agora esquece-se de quanto custam as suas bandeiras e tenta fazer leis que sustentem os cadáveres dos banqueiros, para que se perpetuem a empestarem o ambiente. Tudo em prol do seu deus particular de estimação - os mercados. Que não podem ser empestados, porque senão podem ter um chilique e entrarem em agonias
Eis jose, um promotor de negócios, um facilitador de negócios. A tentar impingir-nos,embora de forma medíocre, a sua competência como tal.
O resto é a propaganda ideológica de quem andou por aí a arrastar-se pela venda ao desbarato do país
Ou de como um salazarista retinto se converte em desresponsabilizador de classe dos seus clientes. Assim a produzir mais uma vez estas inovações teóricas que fariam as delícias de uma qualquer revista do antigo Parque Mayer
Saia aí um art 35 para o pobre jose, a mostrar como o seu Cavaco sabia da poda
E que tal deixar falir a TAP e salvar os contribuintes?
A questão da TAP é uma questão nacional
Os contribuintes pagaram caro o período troikista e as opções neoliberais da coisa
A hipoteca do país ê algo defendido por estes.
Por cá ainda devíamos mandar no país e não os que querem vender-nos a quem dá menos
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