quinta-feira, 21 de julho de 2022

Pratiquemos a desobediência


Adoro o cheiro a desobediência a Bruxelas pela manhã: ‘Portugal “não aceita” proposta de Bruxelas para reduzir 15% do consumo de gás’.

Na realidade, Portugal e Espanha não têm interligações com o resto da UE que justifiquem aceitar tal imposição. É no que dão as pressas, resultantes de sanções imprudentes. E, sim, cada caso tem de ser um caso. É assim que temos de acabar com o suposto mercado único, na energia e não só.

Eterno optimista da vontade, pode ser que um dia, com outra relação de forças, a desobediência se torne um hábito e que quem nos governe deixe de ser “bom aluno de maus mestres”, como diria o saudoso José Medeiros Ferreira. A realidade da sociedade portuguesa impõe-no.

7 comentários:

TINA's Nemesis disse...

Comentário que deixei nesse texto do panfleto europeísta de referência Público:

Mais e mais austeridade para "todos"... é isto que a UE é, austeridade! Mas não se preocupem, os sem legitimidade democrática da Comissão Europeia vão continuar a viver no luxo!

Obviamente o comentário foi, mais uma vez, censurado...

E certamente não acho que a desobediência consequente em Portugal contra os déspotas antidemocráticos e beligerantes de Bruxelas virá do Partido Europeísta "Socialista"...

Paulo Marques disse...

Olhe que não, as armas de destruição massiva do BCE estão activas e prontas a malhar nos cépticos.
É o "sistema de regras" dos "valores europeus".

Anónimo disse...

É o fim?
BCE só dará proteção especial a países cuja dívida seja sustentável.
https://www.dn.pt/dinheiro/bce-so-dara-protecao-especial-a-paises-cuja-divida-seja-sustentavel-15037526.html

Anónimo disse...

gostei do comentário do responsável espanhol quando, ao recusar o corte de 15%, disse que nós não andamos a gastar acima das nossas capacidades. 🙂

rui

Anónimo disse...

possibilidades e não capacidades.

rui

Anónimo disse...

É o BCE a entrar a pés juntos na campanha eleitoral em Itália... Bom lembrar a Grécia e como os chefes neoliberais da UE varreram as escolhas do povo para o caixote do lixo.

Anónimo disse...

Agora nós é que temos que pagar por os alemães terem andado aquecer as suas casas e a enriquecer o filho da Putin acima das suas possibilidades? Que passem frio.