quarta-feira, 27 de julho de 2022

Eles têm poder


Alegrai-vos, em linha com um Ministro da Economia enlevado com os grupos económicos: a Jerónimo Martins aumentou os seus lucros em 40% no primeiro semestre. Há aqui um padrão.

Neste contexto, é prudente reservar algum dinheiro para um estudo da fundação pingo doce, vulgo Francisco Manuel dos Santos, sobre inflação, contratando um ou outro economista convencional habitual. 

Trata-se de alertar para o perigo da espiral inflacionista puxada pelos salários e para a necessidade de uma vigorosa subida das taxas de juro para aumentar o desemprego, perdão, para aumentar a poupança

E trata-se sobretudo de ofuscar a transferência maciça de rendimentos do trabalho para o capital que está em curso, superior à da troika, e de reduzir os mastodontes empresariais à lógica de um merceeiro com olho para o negócio, fazendo com que a realidade do poder do grande capital desapareça da vista.

2 comentários:

TINA's Nemesis disse...

Comentário que deixei no Público no texto sobre os lucros da EDP Renováveis:

O Estado Chinês agradece... Ainda bem que privatizaram a EDP (e tudo o resto), já não somos oprimidos pelos monopólios, temos tanta liberdade de escolha, tão livres que somos agora, que diga o Ronaldo das finanças Catroga que lucrou imenso com o negócio da EDP. Cavaquistão & PàFismo, tudo gente muito competente e séria que pensa sempre, mas sempre, no bem-estar da população portuguesa...

O comentário foi censurado.

Francisco disse...

A barragem ideológica, suportada sobretudo pelo espectro mediático, constitui hoje a única via de salvação de um sistema capitalista cujas fissuras naquilo que constituem os seus fundamentos económicos, sociais e políticos, são hoje de uma extensão e profundidade nunca antes conhecidas. A par com isso, a falência da social-democracia e a sua incapacidade de gerir um sistema cuja natureza o torna a cada dia mais irreformável, abre a porta em cada vez mais latitudes, para o avanço da extrema-direita e, porventura mesmo de tentativas para a instituição de regimes autoritários/fascistas, não apenas nos países que constituem hoje o cadáver do chamado "bloco de leste", mas mesmo em países do centro da Europa, caso de Itália, França, Espanha ou mesmo Portugal. Entretanto e mais uma vez, por entre contradições não resolvidas e neblina persistente no horizonte, é do lado oriental do mundo que sopram os ventos que podem constituír a alavanca de Arquimedes para levantar este Mundo.