domingo, 13 de maio de 2018

Aprender com a China?


Aparentemente, o Estado chinês poderá vir a garantir o controlo total da EDP, confirmando-se assim, e duplamente, que a única forma de garantir o controlo nacional de sectores estratégicos é através da propriedade pública dos mesmos. O mínimo de soberania económica exige uma luta sem quartel também contra uma elite local compradora, enfeudada a interesses estrangeiros, variando apenas a nacionalidade na rede de dependências que vai tecendo e da qual vai beneficiando. Esta é uma história que o Estado chinês conheceu bem, tão bem que agora a reinventa sob novas formas, tendo tido a capacidade de se colocar do outro lado da relação assimétrica de dependência. Enfim, é preciso entretanto continuar a atirar barro à muralha, relembrando, por exemplo, o seguinte:

Quando Xi Xiping vai a Davos defender a globalização, é possível assinalar que a China se insere estrategicamente neste processo. Assim, escolhe os fluxos a que se abre e a forma como o faz, de resto como qualquer país em ascensão ao longo da história contemporânea. Basta pensar que a China controla os fluxos de capital financeiro, molda os fluxos de investimento produtivo, no quadro de uma estratégia de convergência tecnológica, que de resto foi até há pouco relaxada em relação a direitos de propriedade intelectual, e maximiza os fluxos comerciais em função de vantagens competitivas que vai construindo, graças à mobilização de todos os instrumentos de política de desenvolvimento, incluindo cambial. Num tempo marcado pela financeirização do capitalismo global e pelas suas crises recorrentes, não deixa de ser sintomático que um dos polos de crescimento do sistema mundial tenha evitado até agora estas crises precisamente porque recusou essa forma de globalização, mantendo no essencial um sistema assente naquilo que os economistas neoliberais designam por repressão financeira.

E quem um dia haveria de dizer que por cá uma parte nada irrelevante dos sectores estratégicos nacionais e das elites nacionais que os gerem teriam de responder perante o Partido Comunista Chinês? Por exemplo, é este que, em última instância, controla a electricidade no nosso país, no contexto de uma estratégia de investimento internacional que não está desligada de considerações políticas. Entretanto, é preciso não esquecer que na China a eletricidade e a sua rede são propriedade pública, bem como a ultramoderna ferrovia sempre em expansão (uma rede de alta velocidade superior à do resto do mundo combinada), mais de três quartos da banca ou, já agora, a totalidade da terra, entregue por muito tempo a quem a trabalha ou a quem nela constrói.

30 comentários:

Jaime Santos disse...

Pois, pois, e nessa terra de onde escorre o leite e o mel, os direitos sindicais são espezinhados, o ambiente é poluído a eito pelo capital em conluio com o PC chinês e claro, os dissidentes políticos vão dar com as costas na cadeia.

Como deverá ser esplêndida a soberania de que goza o povo chinês, João Rodrigues. Perante tal maravilha, tragam-me já as grilhetas de Bruxelas e de preferência um take over da EDP por uma empresa francesa ou alemã...

É por causa dessas frequentes fugas do seu pé para a chinela, João Rodrigues, que nós não queremos mesmo nada com a sua alternativa. Já se sabe no que ela irá redundar, por mil juras que faça de que quer apenas restaurar o capitalismo industrial. Mas pensa que engana quem?

Anónimo disse...

Já agora quem privatizou a nossa EDP , quem foi? E outros sectores estratégicos nacionais?

Francamente JS, o senhor pensa que engana quem?

José M. Sousa disse...

O Jaime Santos deveria visitar Shanghai, por exemplo. E comparar com o Brasil ou o México.

Anónimo disse...

Jaime Santos,

Desculpará que lhe diga mas julgo que leu com chave errada. A prédica do JR tb pode ser lida como critica á contradição e hipocrisia daqueles que, abominando as práticas que v referfe e os valores que lhes estão subjacentes, não se importam de lucrar com isso . Voilá !

MRocha

Jose disse...

Falta uma palavrinha sobe a 'política de rendimentos' da China e outra sobre o seu Serviço Nacional de Saúde.

Anónimo disse...

Este caso da EDP demonstra que a tralha ordoliberal tudo fará para vender os ativos nacionais ao grande capital estrangeiro detido por privados. Devolvendo a EDP ao povo, poderemos de novo voltar a ter eletricidade de produção nacional.

Recorde-se que o grande capital alemão também quis abocanhar a elétrica nacional. Felizmente, no menor dos males, foi vendida aos camaradas chineses. Entre ter um nazi como entidade patronal ou um Mao, o povo fará a escolha certa.

Anónimo disse...

Jaime Santos, na sua discursata loborosa em prol do uberalles do eixo franco-alemão, diz-nos verdadeiramente ao que vem:

"Como deverá ser esplêndida a soberania de que goza o povo chinês, João Rodrigues. Perante tal maravilha, tragam-me já as grilhetas de Bruxelas e de preferência um take over da EDP por uma empresa francesa ou alemã..."

Estará por acaso a insinuar, na sua piedosa subjugação a frau Merkel, que na Alemanha, legado histórico do nacional socialismo, há mais direitos laborais e respeito pelos direitos humanos, que numa China governada por verdadeiros representantes do povo, e sem as amarras monetárias da moeda única?

A direita mente, e usa técnicas vis. Os seus lacaios não passam de aldrabões.

Lowlander disse...

@ Jaime Santos (aka - peixinho-dourado residente) 14-05-2018 00:17

Seguisse ele o link inserido no texto e, menos provavel, lesse do principio ao fim sem se esquecer do titulo ou introducao, teria-se deparado entre outras passagens, com estas linhas finais na cronica do Publico:

"Para os que, como eu, acham que a democracia e as liberdades políticas são também meios e fins do desenvolvimento, é caso para dizer que esta aprendizagem tem limites. Nem papão, nem modelo, portanto."

Ou seja, precisamente a rejeicao do maniqueismo exibido pelo Jaime Santos.

Parecer:
O Jaime Santos dispara do coldre e acerta previsivelmente no pe.

Despacho:
Mande-se vir o gaze.

Anónimo disse...

Ahahah

Que desespero este do pobre joão Ferreira aonio Pimentel

Pelas 14 e 02. Pelas 14 e 11.

Tudo o que quiser joão Pimentel Ferreira. Tudo o que quiser. Mas os seus alemães também quiseram OPAR a EDP? Esse frenesim todo é porque não tentaram ou porque já OPARAM o país?

Anónimo disse...

"A direita mente, e usa técnicas vis. Os seus lacaios não passam de aldrabões."

Confesse lá JPF. Estava diante de um espelho a fazer essas confissões íntimas não era?

Anónimo disse...

No artigo "O Pagode Chinês" no Expresso Pedro Santos Guerreiro para lá da sua " Sinofobia "acaba por por afirmar aquilo que a direita e os prosélitos do Europeísmo sempre negaram : a "União Europeia , BCE e FMI escancararam a porta aos Chineses quando obrigaram os países periféricos a privatizar a toda a Brida "
Para os governos saídos do "bloco central de negócios"- PS, PSD, CDS- nem sequer era preciso "obrigar" para privatizarem as empresas básicas e estratégicas. Era o que desejavam fazer e as "pressões externas" apenas serviram de pretexto ...
Hoje as alavancas fundamentais da economia estão nas mãos do estrangeiro e o país mais dependente.
Mas que se fizeram grandes fortunas com o erário público creio que poucos duvidam

(Pena Preta)

Anónimo disse...


De facto este do pobre joão Ferreira aonio Pimentel está desesperado perante tamanha sapiência demonstrada aqui no LdB. As 424 visualizações do vídeo do LdB dos professores Paulo Mota (FEP) e Jorge Bateira (FEUC), valem muito mais que as 94000 do pantomineiro marialva versajador, na defesa do uberalles alemão.

https://www.youtube.com/watch?v=8ZRWW79Mypc

Anónimo disse...

"Hoje as alavancas fundamentais da economia estão nas mãos do estrangeiro e o país mais dependente. "

E??? O Capital não tem pátria! O objectivo dos acionistas é para que a empresa prospere, gerando lucros. No dia que a empresa falir e deixar de prestar serviços à população, os acionistas perdem o seu negócio. A esquerdalhada tem uma mesma visão salazarista da economia.

Jose disse...

Está tudo parvo?
Quem julgam que está disponível para investir se,
- o capital acumula-se em privados e estados estrangeiros - por cá as políticas são de taxar e distribuir ...
- o capital estrangeiro tem mais possibilidades de ser respeitado - o nacional, a todo o tempo acusado e ameaçado...
- sectores estratégicos e distribuição de produção externa é a procura - enquanto os estados vendem os anéis e se endividam para satisfazer os coitadinhos europeus...

Anónimo disse...

Ou aprender com a Itália...

https://www.ft.com/content/11468e08-5500-11e8-b24e-cad6aa67e23e

O artigo de Munchau faz uma antevisão dos previsíveis conflitos do novo governo "populista" italiano com a EU e sobretudo as tácticas que irá usar para não incorrer nos mesmos erros e impreparações do Siryza.

Instrutivo...
S.T.

Geringonço disse...

"O objectivo dos acionistas é para que a empresa prospere"

Esta não é verdadeiramente o objectivo do Capitalismo!
Se isto fosse verdade os triliões que os accionista escondem nos offshore seriam investidos na melhoria das condições de trabalho e na modernização das empresas.
Por alguma coisa se diz que o Capitalismo contém nele a semente da sua própria destruição.
Capitalismo só começou a funcionar (parcialmente) para um público amplo porque o Estado foi também ele obrigado a ter funções sociais e a servir a população em geral. Neoliberalismo está a destruir tudo aquilo que foi conquistado com tremendos sacrifícios humanos!

Anónimo disse...

19 e 23 e 19 e 45:
A visão de joão pimentel ferreira, com um seu link para ver se se expande,tal como a rã da fábula.

Lolol. Está a caminho. Pobre in vivo veritas

Anónimo disse...

Quem não está de acordo com as teses de jose está "parvo".

Vá lá. Passe a idiotice e a pesporrência anti-democrática, o termo até é muito suave para os usados pelo fulano.

Os impropérios que ele expunha quando não lhe seguiam o guião troikista e mais além do que....Acompanhados das ameaças da ordem (nova)

Anónimo disse...

Este choradinho sobre o capital nacional ...

Jose está fora de tom. "Esqueceu-se" que o dito capital nacional se bandeou rápido para o estrangeiro.
A lógica de funcionamento dos grupos económicos é global eorientada pelo objectivo de criação de valor para os accionistas,o que determina que os objectivos de crescimento económico e de desenvolvimento equilibrado e sustentado do país são inevitavelmente secundarizados.

São como a realidade demonstrou, autênticos prostitutos a vender-se a quem dá mais. Aquelas iniciativas tomadas por grandes empreendedores portugueses para manterem em Portugal etc etc, ruiu imediatamente assim que deitaram a mão ao pote.

Queriam ainda mais pote.

Depois pouco a pouco verifica-se que muitos são corruptos ou corruptores.

Anónimo disse...

Quanto à questão da acumulação do capital parece que jose, embora dando razão a Marx, se esquece que também por aqui este se acumula... e parece que muito bem, a julgar pelas transferências para os offshores tão do gosto dos capitalistas nacionais.

Mas há outros dados interessantes que desmontam este autêntico choradinho em prol dos grandes capitalistas:

Os presidentes executivos das principais empresas cotadas na Bolsa de Lisboa ganharam, em 2017, mais 40% do que em 2014, enquanto os salário dos trabalhadores, em média, permaneceram estagnados.

Em média, os primeiros ganharam 46 vezes mais, enquanto três anos antes a diferença era de 33 vezes, de acordo com o Dinheiro Vivo. O caso que sobressai é o de Pedro Soares dos Santos, patrão do Pingo Doce, que ganha 155 vezes mais que a média dos trabalhadores. No entanto, se tomarmos como referência o salário base mais baixo da tabela da APED, a associação patronal do sector a que a cadeia de supermercados preside – o salário mínimo nacional –, a diferença sobe para 247 vezes.

Recorde-se que esta é a associação patronal que se recusa a acabar com uma tabela salarial discriminatória, a chamada tabela B, que aplica cortes salariais a quem trabalha fora dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.

Nos últimos anos, assistiu-se a uma crescente disparidade entre o que ganham os gestores de topo, que muitas vezes, como na Jerónimo Martins, são simultaneamente donos da maioria do capital, e os trabalhadores das suas empresas.

Anónimo disse...

A iniquidade faz parte do sistema capitalista. A iniquidade é todavia comum a todos os primatas. No dia em que ganharmos todos o mesmo, é o dia em que todos ganharemos muito pouco.

Geringonço disse...

"A iniquidade faz parte do sistema capitalista. A iniquidade é todavia comum a todos os primatas. No dia em que ganharmos todos o mesmo, é o dia em que todos ganharemos muito pouco."

Pelo menos os defensores do Capitalismo já admitem que a iniquidade faz parte do sistema e que aqueles que concentram a riqueza não a concentram pelo factor trabalho próprio nem por mérito!

Anónimo disse...

Um anónimo ignorante faz demonstração da sua ignorância gritante

Copia curiosamente joão Ferreira Pimentel quando este tentou impingir a mesma treta primata, perdão primitiva.

Sabemos desde quando existe capitalismo. Sabemos a partir de quando este se tornou dominante

Sabemos aproximadamente, ou pensamos saber, quando surgiram os primeiros primatas

Tentar relacionar os dois factos é para além de ignorância, desonestidade. E para além de ignorância e desonestidade é defender a iniquidade como inscrita no ADN E o capitalismo idem idem, aspas, aspas a ver se vai de boleia

Estamos no reino do darwinismo social. E a defesa da iniquidade, como forma do anonimo imitador de Pimentel Ferreira não ganhar pouco, definitivamente não passa

Anónimo disse...

O sistema capitalista gera iniquidade, mas é o melhor sistema que conheço para premiar o mérito, ao contrário do que sugere que eu tenha dito.

Anónimo disse...

Explica lá caro cuco quando é que apareceram os primeiros primatas. A iniquidade está sim inscrita no ADN, através da psicologia evolutiva (sabes o que é? Duvido). Todavia como seres racionais combatemo-la racionalmente, tal como combatemos racionalmente a fome quando fazemos dieta. Mas explicar-te Ciência é como versejar Camões a um jumento.

Anónimo disse...

Quem será este tipo que sonha com o cuco?

Coitado do pobre joão vitor aonio eliphis pimentel ferreira.

Uma tristeza confrangedora esta posição de cobardia com que tenta manipular o debate. E uma questão de trafulha como tenta fazê-lo

A que se soma esta tentativa de limpar a porcaria que fez : "Os primatas e o capitalismo"

Ahahahah.

Já se percebe o motivo pelo qual andou tanto tempo como o Coelho para tirar um curso. De informático. Embora não seja nem o curso nem as raposas que justificam a sua falta de carácter

Anónimo disse...

- Agora embrulhar a psicologia evolutiva do pobre pimentel ferreira com a ignorância sobre ciência do mesmo joão pimentel ferreira.

-Deixar Camões em paz, que não gostaria de se ver envolvido com a versalhada do dito.

- E inquirir se a deterioração cognitiva já chegou ao pobre do pimentel para que agora nos apareça com as suas dietas em jeito de argumentação. Complexos a justificar a foto com menos de 20 e menos 50? Anos e quilos, respectivamente? Ou como forma de justificação para não premiarem o mérito deste pimentel ferreira, que defende desta forma deliciosa a iniquidade?

Um verdadeiro primário, perdão, primata.

Anónimo disse...

"Um verdadeiro primário, perdão, primata."

Está por acaso o cuco a afirmar que um tal de pimentel é um primata!? Bem, se escreve comentários por aqui, como alegadamente refere que o faça, presumo que seja Homo Sapiens, pois desconhece-se outra espécie que consiga tal proeza; e por definição científica, se é Homo Sapiens é um primata!

Logo a sua afirmação, feito o perdão, está correta. A dedução lógica nunca foi o primado da esquerdalhada!

Anónimo disse...

Ah, e o cuco ainda não me explicou quando apareceram os primeiros primatas. E não vale ir sacar a informação assim de repente à wikipédia. Dica: apareceram antes de Karl Marx.

Anónimo disse...

Mais uma vez espanta esta incompreensão pela palavra dita em português do aonio pimentel ferreira. Provavelmente as coisas são mais complexas ( e sujas) do que esta incapacidade, mas...

Mas francamente. Todas estas cenas de dançarino do ventre só para ocultar a suprema ignorância de falar no capitalismo aquando do aparecimento dos primeiros primatas é demasiado confrangedor, embora simultaneamente seja bastante divertido.

Nem a História nem a Biologia são os fortes de pimentel ferreira apesar de andar sempre com os cucos na boca. Para falar verdade parece que o conhecimento em geral não é do conhecimento do próprio aonio pimentel ferreira.

A ignorância tem destas coisas. Quando se toma conhecimento dela os mais desonestos disfarçam ...e querem trela

Um verdadeiro primata primário...ou primário primata.