quarta-feira, 14 de outubro de 2015

# Liberdade já!


«Luaty Beirão está hoje no seu 23º dia de greve de fome. Detido há mais de três meses, então sem mandato judicial, foi agora acusado, com 14 outros jovens, de uma obscura conspiração contra o Estado angolano. Para fundamentar a cabala, o governo de Eduardo dos Santos convocou os diplomatas acreditados em Luanda e mostrou-lhe um vídeo gravado nas reuniões dos jovens por um infiltrado da polícia. Um diplomata que assistiu a essa exibição do vídeo confirmou-me que este é irrelevante e que, pelo contrário, confirma que se trata de presos políticos e de um ataque ao exercício da liberdade de opinião. (...) Angola só tem a ganhar em evitar o prolongamento desta crise. Se o seu governo ouve a opinião pública, saberá que deixar Luaty morrer seria uma tragédia. Angola perderia um herói e todos perderíamos dignidade.»

Francisco Louçã, Um por todos e Luaty Beirão

Hoje, 14 de Outubro - Concentração em Lisboa, no Largo Jean Monnet, em frente ao Gabinete do Parlamento Europeu (17h30), seguida de vigília na Praça do Rossio (a partir das 18h30). Vigília em Coimbra, na Praça 8 de Maio (a partir das 21h00).
Amanhã, 15 de Outubro: Vigília no Porto, em frente ao Consulado de Angola, na Boavista (Rua Dr. Carlos Cal Brandão), a partir das 18h30.

3 comentários:

Abraham Chevrollet disse...


Savimbi,Savimbi,o teu exemplo deixou tantas saudades...

Anónimo disse...

O admissão do MPLA na chamada "Internacional Socialista" começou a ser negociada no início dos anos 90, após uns anos de namoro. Entre os principais negociadores - formais e informais - esteve gente do PS português. Morto Savimbi em 2002, a UNITA reconheceu imediatamente a derrota; só depois disso se tornou possível concretizar a admissão, vencida que foi a resistência do "lobby" da UNITA em Portugal. Deste "lobby" eram membros destacados os dois Soares (pai e filho), bem como a mãe de António Costa.

Anónimo disse...

Depois de pretéritos amores assolapados pelos direitos políticos de etarras presos, eis que o garboso e mui revolucionário Doutor Louçã se irmana em humanitária luta com um ressabiado do sistema - o senhor Luaty Beirão, também conhecido entre os fãs portugueses como "Ikonoklasta", dando, em Angola pelo mais sugestivo nome de "Brigadeiro Mata-Fracos" - mais os seus catorze compinchas plenos de raivoso racismo anti-mestiço e anti-branco e não conformados com o passamento desse prócere do humanismo democrático que foi Jonas Malheiro Savimbi. E o inteligente senhor, na sua candura trotskista, pensa estar a abrir, de par em par, as portas dos amanhãs angolanos que cantam. Onde é que eu já vi este filme? Martela-me a cabeça um nome: Líbia.