domingo, 10 de julho de 2011

Realismo

Em 2006, James Galbraith, um dos mais eficazes críticos dos ficcionistas do mercado livre, escreveu um artigo sobre o paradoxo europeu: “os ideais europeus requerem convergência, mas a política europeia, em especial a política da reforma laboral, impõe a divergência”. Uma estratégia europeia de pleno emprego implicaria reduzir as desigualdades regionais e sociais numa União globalmente mais polarizada do que os próprios EUA. Ninguém com poder quis ouvir, já que estava tudo entretido a “libertar” mercados e a aumentar desigualdades. Agora, Galbraith volta à carga: euro-obrigações e uma política de investimento com escala continental ou a desagregação, resultado da insistência das elites nas mesmas soluções liberais falhadas, de reunião de emergência em reunião de emergência. Ainda iremos a tempo de uma “economia de suporte mútuo” na Europa?

5 comentários:

Paulo Pereira disse...

Muito bem.
.
Mas também faz falta repudiar o compadrio das PPP's e outras aldrabices do PS e do PSD.

good churrasco ó auto de café.... disse...

é só alterar uma parole...implicaria reduzir as desigualdades regionais e sociais num País globalmente mais polarizado....que a dita união

se nem no país se conseguiu reduzir essas desigualdades

good churrasco ó auto de café.... disse...

quando se faz um aeroporto em Beja quando o ponto turístico mais próximo é em Évora ou se cimenta todo um conjunto de áreas antes produtivas
a pretexto de distribuir o rendimento

que continua concentrado em 2 grandes polos nacionais

realismo: é querer que os outros façam à escala europeia
aquilo que não conseguimos fazer
nuns escassos milhares de km2?

por amor de Marx...um pouco de senso

Rui Costa disse...

As eurobonds e um programa de investimentos a larga escala a nível europeu (por exemplo, no sentido de diminuir a factura energética e em particular a dependência do petróleo) permitiriam ajudar a resolver o problema do financiamento e relançar o crescimento.

No entanto, não resolveriam o problema do desequilíbrio endémico das nossas contas externas - embora reduzindo, é certo, os seus efeitos.

Bilder disse...

Vejam a lista dos senhores Bilderberg(clube que existe mas que parece que não existe devido ao silencio dos média em geral) e seus objectivos e vão entender porque as politicas na Europa continuam a ser mais do mesmo apesar de todos os factos!