terça-feira, 4 de outubro de 2022

Para a série "Temos o défice controlado" (Fernando Medina)


Desde o início do século, os salários da função pública na União Europeia aumentaram 7 pontos percentuais ACIMA da inflação. Em Portugal a variação foi de 15 pontos ABAIXO da inflação (ver gráfico; os dados foram retirados daqui). Por outras palavras, os trabalhadores do Estado em Portugal têm perdido poder de compra quase todos os anos, ao contrário do que se passa no conjunto da UE. Com os aumentos para 2023 que o governo agora anunciou, grande parte dos funcionários públicos vai perder mais de 5% do poder de compra. Entre muitos desses estão dezenas de milhares de pessoas que já acumulavam perdas de rendimento real na ordem dos 20% na última década. É sobre isto que falaremos no Choque de Ideia do Tudo é Economia desta noite. Na RTP3, a partir das 23h30.

Ricardo Paes Mamede, Facebook

Há-de haver um momento em que tudo se tornará claro para a maioria das pessoas. Tal como vivemos hoje, com todas as condições económicas a nível europeu e internacional que nos arrastam para o empobrecimento, para a especialização em trabalhos fracos, para a exportação de trabalhadores qualificados e para a importação de mão-de-obra desqualificada e, consequentemente, para a rarefacção dos recursos públicos, é uma ilusão querer ter "contas certas" e procurar ter "o défice orçamental controlado". Tudo falta.

O Partido Socialista sabe melhor do que isso. Só não o faz por ilusão, captura ou cobardia. Vai lhe sair caro. Mas sobretudo a todos nós.

Sem comentários: