quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Grandes tragédias e pequenas farsas


A declaração de um Tsipras já muito habituado a ceder em tudo, que naturalmente tanto agradou ontem ao Negócios, é a máxima expressão de impotência democrática da esquerda europeísta, ou seja, a máxima expressão da potência do neoliberalismo inscrito no mercado único e na moeda única, na política fundamentalmente única. De facto, nestas condições estruturais, a política está reduzida a pequenas diferenças conjunturais, apenas engrandecidas pela espuma político-mediática e pelo correspondente presentismo.

Se a esquerda é sinónimo de ausência de alternativa, se aceita na prática a hegemonia neoliberal, está condenada, como se vê por aí. A impotência democrática abre precisamente o campo ao que é literalmente o outro lado da moeda única, ou seja, à captura da imaginação nacional-popular pelos Salvinis desta trágica vida. O governo italiano, segundo a BBC, parece que não cede. Será que a Itália não é a Grécia?

Adenda. Entretanto, no Público, as pequenas farsas políticas do europeísmo dito progressista garantem uma seta a subir, como aconteceu também ontem: parece que Varoufakis é candidato na Alemanha por uma lista trans-não-sei-quê às eleições ditas europeias.   

7 comentários:

Jaime Santos disse...

Bom, Varoufakis não merece grande consideração, o que quer que faça. É aquilo que se chama um lírico. Salvini veio entretanto dizer que o valor do défice não é o que mais importa. Vamos a ver se vai ou não claudicar, não perante a pressão de Bruxelas mas sim sob aquela dos 'mercados'. O 'Lo Spread' é uma coisa que incomoda muita gente...

Quanto às pequenas diferenças conjunturais, é olhar à sua volta e ver a diferença que elas fazem para a vida das pessoas desde 2015, João Rodrigues. Eu percebo que quem ama a humanidade e não gosta muito das pessoas prefira os grandes planos que não levam a lado nenhum, o antes quebrar que torcer (teoricamente, é claro, desde que não sofra muito com isso).

Quem, por outro lado, prefere a certeza do que existe à incerteza do que não existe, pensa cada passo. Isto é aquilo que se chama social-democracia, aquela coisa que você detesta e isso não é de hoje, mas não é capaz de confessar.

S.T. disse...

Por via das tosses...

https://www.liberoquotidiano.it/news/politica/13404927/claudio-borghi-legge-per-mettere-sotto-controllo-governo-lingotti-oro-bankitalia.html#.W_6Mn-XGEec.twitter

Sorry, só em italiano...

O resumo é: O ouro do Estado Italiano é administrado pelo banco central italiano, Bankitalia.

Para que não haja qualquer dúvida que Bankitalia é só o fiel depositário e não o proprietário do ouro, Borghi está a fazer aprovar uma lei que esclarece este ponto de forma cabal.

Para mim isto é simplesmente uma operação de blindagem para colocar o ouro fora do alcance do ECB/BCE e dos gulosos alemães no caso de o Bankitalia deixar de ser o banco central italiano. Chiaro?

Acho que os europeístas ainda não perceberam com quem estão metidos LOL
Jaime Santos vai ser outro dos "muito surpreendidos". :)

S.T.

Aleixo disse...

É surpreendente a lata destes lambe-botas,

a dar loas ao agrilhoar dos POVOS,

ás tramoias urdidas em obscuros gabinetes de acólitos invertebrados!


É um insulto, referir "...a vida das pessoas…".

Jose disse...

A dívida está para as luminárias da liberdade como o fossado esteve para a propagação da fé.

S.T. disse...

Mas qual dívida José?

Qualquer nota ou moeda que tenhas na carteira de facto é uma dívida.

Quando um estado emite moeda é uma dívida. Só que é uma dívida avalizada pelo banco central que a emite.

De que te queixas? LOL

Se és dos tontos tios patinhas que se querem agarrar a valores absolutos olha, compra ouro.

Mas até o ouro sofre oscilações de preço. Tás tramado! LOL

Se estás com pressa de perder dinheiro sempre podes comprar bitcoins...

S.T.

S.T. disse...

Como o José parece não saber como se "faz" dinheiro esta altura é tão boa como outra qualquer para explicar o ciclo do dinheiro:

https://www.youtube.com/watch?v=CI5CFQXJxcA

Há um "paper" do Banco de Inglaterra que explica muito bem isto mas perdi-lhe o rasto.
Mas o resumo do video está básicamente correcto.

Oooops, lá se foram as patacoadas ordoliberais pelo cano abaixo. LOL

Divirtam-se!

S.T.

S.T. disse...

Explicação em francês sobre o mesmo tema.

https://www.youtube.com/watch?v=w7irMlw9OmE

HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA!

S.T.