segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Reversão de política?

Uma história intelectual da trajectória recente do PS, ainda por escrever, revelaria a influência das orientações de política promovidas pela Terceira Via britânica. Muitas das «reformas» do governo Sócrates são decalcadas da «pérfida Albión». É o caso da área da saúde em que a aposta política na criação de massa crítica no sector privado inevitavelmente gerará as convenientes pressões sectoriais para mais arrojados avanços mercantis no futuro. Daí que julgue necessário chamar a atenção para a reversão de política que parece estar em curso na Grã-Bretanha com o governo de Brown a efectuar grandes cortes no que deveria ser um festim para a expansão do sector privado nesta área. Receio de um «tipping point» de consequências desastrosas para o popular SNS? Avaliação das dificuldades passadas com os custosos imbróglios contratuais? Provavelmente ainda é cedo para sabermos, mas acho que os convertidos ao «novo trabalhismo» devem estar atentos.

6 comentários:

Al disse...

Olá João
Sabes que leio o blogue com frequência. Agora vinha aqui pilhar informação sobre alguns assuntos europeus mas o vosso blogue não está organizado por categorias. Dada a qualidade do que aqui se escreve e para facilitar a tarefa a respigadores como eu, não achas que faz sentido começar a organizar os textos em algumas categorias gerais? Acho que isso não é nada difícil no blogger.
Um abraço
alvaro

João Rodrigues disse...

Olá Alvaro,

Obrigado pela sugestão. Temos de fazer isso.
Um abraço
JR

Pedro Sá disse...

Essa agora o meu caro JR está a ver o que mais ninguém viu.

João Rodrigues disse...

Pois é Pedro Sá estou atento. A verdade é que isto teve lugar de destaque nos jornais ingleses e foi tema de diversos editoriais. Existe a sensação de que as políticas de «mimetismo mercantil» e de abertura à provisão privada desejam muito a desejar em muitas áreas do SNS.

Pedro Sá disse...

Refiro-me à "aposta na criação de massa crítica no sector privado".

João Rodrigues disse...

O sector privado não pára de crescer com a ajuda do governo. Isto é um facto. Já a responsável do BES-Saúde dizia que «melhor do que a saúde só mesmo o armamento»...