segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Economia moral do socialismo

A propósito de Sicko, Hugo Mendes no rawlsiano véu da ignorância: «um sistema público e universal de saúde é uma construção segundo princípios socialistas, onde vigora o princípio da igualdade independentemente dos rendimentos, qualificações, estatuto social, etc., e onde cada um paga em função das suas possibilidades e recebe cuidados em função das suas necessidades (. . .) apetece mesmo dizer: não apenas um sistema público e universal concretiza princípios socialistas, como serve de clara demonstração do que noutros tempos se chamava, pomposamente, a ‘superioridade moral do socialismo’. Já não há assim tantas instituições que consigam mostrar isto, mas esta é uma delas». Não é nada pomposo Hugo. Eu deixaria cair a superioridade, mas já é tempo da esquerda reconquistar a palavra moral, voltar a discutir princípios fundamentais e a assumir um discurso articulado sobre o tipo de valores partilhados que nos podem permitir viver juntos numa sociedade decente com instituições justas. Quem tem um blogue com uma citação de Richard Tawney, um dos expoentes do chamado socialismo ético britânico, não tem que ter medo das palavras. Aliás, no filme de Michael Moore aparece Tonny Benn, herdeiro desta tradição, que defende o SNS britânico com um «irredentismo moral» de que a esquerda bem precisa, entre outras coisas, para proteger a integridade das instituições ameaçadas pelas múltiplas engenharias mercantis.

4 comentários:

Hugo Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo Mendes disse...

Escrevi "pomposo" no sentido da ironia - self-irony, se quiseres -, não no sentido do descrédito :).

Mas concordo contigo relativamente à necessidade recuperar o lado moral do socialismo - mesmo sabendo que a moral não é tudo, e que as pessoas, de inclinação socialista ou não, não pensam apenas segundo uma gramática moral, tal como não pensam apenas em termos puramente estratégicos.

NC disse...

Então e uma referência (entusiástica, suponho) ao artigo do Guy Standling? Tá demorado?

http://www.un.org/esa/desa/papers/
2007/wp58_2007.pdf

Vitor Correia disse...

Um sistema público e universal concretiza princípios socialistas: pois concretiza, e faz muito bem!
Agora,gostaria que os bloggers descessem do assento etéreo em que se encontram e, caso conheçam (ainda há mais essa) o nosso labiríntico, pré-histórico e Kafkiano SNS, declarassem (sem fazer figas) que não estamos perante uma burla colossal...
Em matéria de burlas, tanto me faz serem de direita, do centro ou de esquerda - são burlas, ponto final...