domingo, 24 de julho de 2022

Chega de desinformação

Na passada quinta-feira, André Ventura voltou à carga com o discurso anti-imigração: «é o venham de qualquer maneira, venham que nós temos cá subsídios para vos dar enquanto não temos para dar aos que cá precisam, verdadeiramente, de subsídios. (...) Venham cobrar que salários venham, venham haja emprego ou não haja, que a economia portuguesa está cá para vos sustentar. Triste país este, que não consegue sustentar os seus, mas quer sustentar com subsídios os que vêm de fora». Só que não:


Como o Chega insiste, apostando em falsas perceções do senso comum, importa repor a verdade dos factos: o volume de contribuições dos imigrantes para a Segurança Social tem superado sempre, e muito, o valor que estes recebem em prestações sociais. Ou seja, os imigrantes são contribuintes líquidos do sistema e não uma espécie de «recebedores de subsídios», como Ventura quer fazer crer.

Mais: ao serem contribuintes líquidos da Segurança Social, os imigrantes contribuem positivamente para a sustentabilidade do sistema de pensões e o financiamento do sistema de proteção social que a todos beneficia. Razão pela qual, aliás, importa assegurar aos imigrantes condições de trabalho digno, garantindo «regulação, negociação coletiva e fiscalização das condições de trabalho», como sublinhou recentemente Manuel Carvalho da Silva.

6 comentários:

Anónimo disse...

A esquerda tem de parar de dizer meias verdades, é óbvio que os imigrantes vêm para Portugal para rebaixar as condições de trabalho e de vida dos que cá estão, continuem a fingir não ver o óbvio que por este andar o chega vai mesmo desgovernar este país.

Anónimo disse...

E já agora, é muito pouco ter como projecto político tentar impedir que o Chega não chegue ao poder.

opjj disse...

Portanto as pensões estão garantida não precisamos de nos preocupar. É com os pobres explorados indianos e africanos com salários abaixo do mínimo que salvam a SS.

José Cruz disse...

É recorrente a ladainha do senhor Ventura,contra os subsídios que são atribuídos aos trabalhadores emigrantes,seguindo a cartilha de madame Le Pen,ou do senhor Abascal,no país vizinho.Todavia,isto é música para boi adormecer,como dizem no Brasil,já que,tanto o indignado Ventura,como o seu colega da IL,são assediados por conselhos e organizações empresariais para lamentarem a falta de mão de obra,na construção civil e na hotelaria e restauração, por exemplo,a quem devem responder que é o governo que não resolve o problema,por só querer dar subsídios,que encarecem o custo do trabalho para os empresários.

Anónimo disse...

Não é necessário imigrantes para que os salários baixem! Bastou para issoa desregulação da legislação laboral de acorfo com a cartilha neoliberal para isso suceder! Mas é conveniente aos poderes económicos instituídos culpar estes desgraçados para distrair a plebe com areia para os seus olhos! O que e feito pela extrema direita como o foi no passado!

Anónimo disse...

O Anónimo das 21:06 parece um bocado burro... Confunde imigrantes com patrões...